O que é um lucro econômico?

Lucro económico, ou valor econômico adicionado, é a quantidade de dinheiro que uma pessoa ou empresa ganha como resultado de uma empresa específica, após também considerar o custo de oportunidade. É diferente do lucro contabilístico, porque isso não tem simplesmente a medida do lucro líquido de um empreendimento, mas também considera quanto um negócio ou indivíduo pode ter feito pela prossecução de outras empresas. Se essas empresas seria mais rentáveis, então, até mesmo um empreendimento que gerou lucro contabilístico pode resultar em uma perda econômica. Calcular o lucro econômico pode ser difícil às vezes porque não é sempre possível saber os lucros que podem produziram outros empreendimentos. Quando uma pessoa ou empresa sabe de outros possíveis meios de ganhar lucro, porém, o cálculo é bastante simples. Por exemplo, se um indivíduo decidiu largar um emprego que paga $100.000 dólares (USD) para iniciar um negócio, esse indivíduo iria calcular seu lucro econômico comparando o lucro contabilístico, também conhecido como o lucro normal, do negócio para os 100.000 dólares que ele ou ela desistiu para prosseguir com o negócio. Se este negócio resultou em lucros contabilísticos de 120.000 dólares, então o lucro econômico seria $20.000 USD — o indivíduo ganhou $20.000 USD mais do que ele ou ela poderia ter tido, mantendo seu trabalho original.
A chave para o sucesso calcular o lucro econômico é saber o custo de oportunidade de investimento. No exemplo acima, isto foi fácil de fazer, porque o indivíduo que abriu o negócio sabia o salário que ele ou ela estava desistindo. Isto, porém, não é sempre o caso. Por exemplo, se invertermos o exemplo, e dono de uma empresa decide vender o negócio para ter um emprego por 100.000 dólares por ano, seria difícil calcular o lucro econômico, porque é difícil saber o quanto o negócio poderia ter ganhado. Mesmo que o negócio está ainda na existência e o antigo dono sabe como rentável foi durante esse ano, não há nenhuma maneira de saber se contínuo envolvimento dessa pessoa pode ter habilitado o negócio para ganhar mais ou talvez menos ainda.
Então, embora o lucro económico fornece um relato mais robusto da verdadeira rentabilidade de um empreendimento, normalmente não é tão fácil de calcular como é lucro contabilístico. Inclui o custo de oportunidade de um empreendimento e, portanto, contas para mais variáveis do que os valores de lucro normal. Mas porque o custo de oportunidade é sempre uma figura especulativa, saber que o verdadeiro lucro econômico pode ser difícil.