O que é um mecanismo de preço?

O mecanismo de preços é um conceito econômico que se refere à maneira que o preço de um produto é dependente da oferta e a procura por esse produto. Primeiro postulado do economista Adam Smith, o conceito baseia-se sobre o funcionamento de um sistema de mercado livre para sua existência. Assim como o preço de um produto irá reagir a mudanças na oferta e demanda, assim também a oferta e a procura responderá a uma mudança no preço. Assim, o mecanismo de preço ajuda a alcançar uma espécie de equilíbrio entre todos os elementos em uma economia. Uma das principais características de uma economia de mercado livre é como as decisões tomadas por milhões e milhões de consumidores irão refletir sobre a maneira que os bens são produzidos, e são fixados o preço dessas mercadorias. Nenhum desses elementos aparentemente díspares ocorrem no vácuo. Em vez disso, eles todos dependem um do outro e reagem aos movimentos acima e abaixo da curva de oferta e demanda. Assim, o mecanismo de preço reflete a ação e a reação do mercado livre inteiro.
Por exemplo, imagine que há uma demanda repentina para lâmpadas entre os membros da sociedade. À medida que aumenta a demanda, os fabricantes de lâmpadas será capazes de aumentar o preço das ampolas para refletir essa demanda. Por sua vez, a empresa que faz as lâmpadas que tentará mais dos seus esforços de produção para lâmpadas, aumentando assim a oferta para atender a demanda.
Com este exemplo, o mecanismo dos preços resultou no aumento inicial de preços para as lâmpadas. Desde que a demanda inicial para as lâmpadas de luz foi saciada, e o aumento da produção resultou em mais lâmpadas sendo produzidas, o mecanismo começa a mudar de volta pelo outro lado. O aumento de preços e a maior oferta resultará em menos demanda para as lâmpadas. Uma vez que isso ocorre, os preços cairão de volta para baixo, as empresas mais uma vez irão diminuir seus esforços para produzir as lâmpadas, e o ciclo reverterá volta para algum lugar perto do ponto de partida original.
Se procura um determinado produto sobe inversa o fornecimento, o mecanismo de preços age como uma espécie de agente racionamento para esse produto. O preço vai subir para manter a demanda baixa até que alcancem níveis de abastecimento. Consequentemente, os preços descem novamente.