O que é um modelo de produtividade?

Um modelo de produtividade é uma ferramenta usada em economia. Ele lida com a relação entre os recursos utilizados na produção e a saída final. Isto mede a produtividade: a eficiência com a qual os recursos são utilizados. Existem muitas diferentes exemplo de um modelo de produtividade, tanto cobrindo diferentes fatores e dando peso diferente de vários fatores. Um modelo específico de produtividade geralmente cai em uma das três categorias. Estes são modelos baseados em uma empresa específica, modelos baseados em uma indústria inteira e modelos baseados em uma toda a economia nacional. Comparando os dois modelos rivais, é mais justo comparar os da mesma categoria só. Por exemplo, um modelo de uma economia é inerentemente sujeito muito maior incerteza e espaço para o erro do que um modelo de uma empresa específica.
O objectivo de qualquer modelo de produtividade é estabelecer uma relação matemática entre os recursos de entrada e o produto de saída. Isto poderia estabelecer um padrão tais como 10 funcionários além de uma linha de montagem mais 100 comprimentos de madeira é igual a 25 cadeiras terminadas todos os dias. O modelo inclui uma estimativa da relação entre os diferentes fatores. Alguém usando o modelo então poderia calcular o resultado esperado, se, por exemplo, havia 12 funcionários e 150 comprimentos de madeira. Um modelo mais preciso inclui mais detalhes sobre limitações à fórmula matemática: por exemplo, pode apenas ser espaço para 15 funcionários na linha de montagem, significando que a contratação de um membro da equipe 16 não aumenta imediatamente saída sem outros ajustes.
Um modelo de produtividade é uma versão mais complicada e detalhada de uma função de produção. Uma função de produção é uma equação matemática simples que traduz também a entrada de recursos na saída. A diferença é que uma função de produção permite a entrada de apenas uma variável. Uma função de produção para o exemplo anterior pode conta apenas para o efeito que aumentando ou diminuindo o pessoal tem números sobre o número de cadeiras feitas.
Uma limitação significativa de um modelo de produtividade é a inflação. Este é um problema se a saída é medida pelo valor em vez de quantidade, como preço aumenta pode dar a impressão de uma maior produção mesmo se o mesmo número de unidades é produzido. Em muitos casos, particularmente com um negócio individual, isto é automaticamente corrigido para por efeitos inflacionários sobre os custos dos recursos. No caso de uma indústria ou uma economia inteira, é mais provável que os custos de recursos e valores de saída serão afetados pela inflação em taxas diferentes, causando um problema com comparações diretas.