O que é um preço de equilíbrio?

Um preço de equilíbrio é um preço de mercado que representa um estado de perfeito equilíbrio entre oferta e demanda. Conhecido como um estado de equilíbrio económico, este preço é alcançado quando a quantidade de um item que é exigida pelos consumidores é igual à fonte atualmente na mão. Como resultado, os consumidores estão propensos a considerar o preço atual para ser aceitável e avançar com o processo de compra das mercadorias por lado. O fenômeno de um preço de equilíbrio pode ser experimentado em várias configurações diferentes de mercado. Quando encontrado no mercado de investimento, o preço de equilíbrio é indicativo de uma situação em que a demanda por um determinado estoque, emissão de títulos ou commodities é combinada com o número de acções ou de interesses que estão atualmente disponíveis no mercado. Quando este for o caso, o preço resultante é provável que seja aceitável para os investidores, solicitando a compras e vendas dessas commodities.
Este tipo de equilíbrio de mercado necessário para realizar um preço de equilíbrio também pode ser experimentado dentro de um mercado de determinada indústria. Por exemplo, empresas que fabricam produtos enlatados procurará encontrar a combinação ideal de oferta e demanda para suas linhas de produtos, ajustando o processo de produção, para que o equilíbrio adequado entre o que os clientes querem e o que eles estão dispostos a comprar é identificado. Isso torna possível programar a produção para que a demanda pode ser atendida, mas a oferta na mão nunca é tão grande que produtos acabados passam longos períodos de tempo definhando em armazéns. Lendo com precisão a indicadores de mercado, as mercadorias podem ser fixado o preço em um nível que permite que o fabricante ganhar um lucro, mas que também seja aceitável para os consumidores. Como resultado, as mercadorias são produzidas em uma taxa que é suficiente para garantir que os consumidores têm o que querem, mas ainda suficiente para permitir que o negócio para ganhar dinheiro suficiente para permanecer em operação.
Embora um preço de equilíbrio pode ser atingido e mantido por um período de tempo, mudanças no mercado rapidamente podem prejudicar o equilíbrio entre oferta e demanda. O aparecimento de novos produtos no mercado pode causar uma mudança em demanda, que por sua vez causaria uma disparidade com a oferta. Nesse ponto, produtores seria preciso reavaliar a situação do mercado e determinar se uma mudança de preço seria suficiente para restaurar o equilíbrio entre oferta e demanda. Se não, o negócio pode ter que reduzir a produção em algum grau a fim de restaurar o equilíbrio, um movimento que iria reduzir despesas operacionais e possivelmente ainda permitir suficiente lucros manter a empresa.