O que é um produto complementar?
Um produto complementar — mais comumente referido como um bem complementar em economia — é um item que muitas vezes tem um uso inter-relacionados com outra boa. Os economistas normalmente usam exemplos clássicos para definir um produto complementar, como cachorros quentes e pães de cachorro-quente, veículos automotivos e pneus de borracha, ou hambúrgueres e pão de hambúrguer. A procura de um destes bens muitas vezes conduz a demanda para o outro devido a seu uso inter-relacionados. A finalidade de definir bens como complementares pode ajudar os economistas entender as decisões tomadas pelo homo economicus, o homem econômico. Empresas também podem usar esta informação para fins de negócios em geral. Oferta e demanda é que os economistas de maneira comum determinar como uma economia aloca recursos. Preço é o maior fator aqui como vendedores e compradores tentam chegar a um ponto em que eles podem maximizar a circulação de mercadorias. Empresas que vendem um produto complementar devem garantir suficiente fornecimento existe para cada bem. O preço de cada bem tende a ter pontos de equilíbrio separado, conforme definido pela oferta e demanda. As empresas precisam garantir que o equilíbrio para cada um é bem perto um do outro a fim de maximizar as vendas de cada item.
Quando um aumento de preço de um produto complementar eleva-se a alta, os consumidores tendem a procurar um substituto bom. Isto significa que os consumidores encontrar uma boa alternativa que oferece valor semelhante como o bem preferencial. O outro item que vende bem com o produto complementar também irá começar a esmorecer nas vendas. Portanto, as empresas devem encontrar uma maneira de descarregar bens complementares que vão por vender devido ao aumento de preço de outro produto. Para fazê-lo resultará em vendas perdidas e inventário obsoleto em algum momento no futuro.
Empresas podem não ser capazes de vender todos os produtos complementares na sua própria vontade. Por exemplo, um fabricante de cachorro-quente muitas vezes enfoca exclusivamente vendendo cachorros-quentes, como este é o objetivo e a finalidade do negócio. Venda de pães de cachorro-quente, portanto, cai a outra sociedade, provavelmente uma padaria. Quando o preço dos cachorros-quentes aumenta exponencialmente — jogando o equilíbrio da oferta e da procura fora kilter — em seguida, a venda de pães de cachorro-quente será mais provável queda. Neste caso, duas empresas sofrerão vendas vacilantes e devem encontrar maneiras de sobreviver a uma crise econômica.
Em alguns casos, um produto complementar pode vender melhor durante crises econômicas. Por exemplo, uma diminuição do poder de compra pode resultar em consumidores, sendo incapaz de comprar o filé mignon. Cachorros-quentes então tornar-se o substituto bom devido aos preços mais baixos desses itens em relação ao filé mignon. Como o aumento das vendas de cachorro quente, assim que as vendas de produtos complementares, tais como pães de cachorro-quente.
Quando um aumento de preço de um produto complementar eleva-se a alta, os consumidores tendem a procurar um substituto bom. Isto significa que os consumidores encontrar uma boa alternativa que oferece valor semelhante como o bem preferencial. O outro item que vende bem com o produto complementar também irá começar a esmorecer nas vendas. Portanto, as empresas devem encontrar uma maneira de descarregar bens complementares que vão por vender devido ao aumento de preço de outro produto. Para fazê-lo resultará em vendas perdidas e inventário obsoleto em algum momento no futuro.
Empresas podem não ser capazes de vender todos os produtos complementares na sua própria vontade. Por exemplo, um fabricante de cachorro-quente muitas vezes enfoca exclusivamente vendendo cachorros-quentes, como este é o objetivo e a finalidade do negócio. Venda de pães de cachorro-quente, portanto, cai a outra sociedade, provavelmente uma padaria. Quando o preço dos cachorros-quentes aumenta exponencialmente — jogando o equilíbrio da oferta e da procura fora kilter — em seguida, a venda de pães de cachorro-quente será mais provável queda. Neste caso, duas empresas sofrerão vendas vacilantes e devem encontrar maneiras de sobreviver a uma crise econômica.
Em alguns casos, um produto complementar pode vender melhor durante crises econômicas. Por exemplo, uma diminuição do poder de compra pode resultar em consumidores, sendo incapaz de comprar o filé mignon. Cachorros-quentes então tornar-se o substituto bom devido aos preços mais baixos desses itens em relação ao filé mignon. Como o aumento das vendas de cachorro quente, assim que as vendas de produtos complementares, tais como pães de cachorro-quente.