O que é uma alta margem de lucro?

Uma margem de lucro, também chamada de uma margem de lucro líquido, é um rácio financeiro usado para avaliar a rentabilidade de uma empresa. Quando uma empresa tem uma margem de lucro alta, significa que uma elevada percentagem de cada dólar gerado pela empresa na receita é lucro real. Por exemplo, uma margem de lucro de 19 por cento significa que 19 centavos de cada dólar de receitas é lucro para a empresa. Para criar uma alta margem de lucro, empresas devem ativamente reduzir custos, estrategicamente preço de seus produtos e serviços e afastar a concorrência. A margem de lucro percentual que constituem uma alta varia entre as indústrias e sectores, limitando o uso de margem de lucro para comparação interna ou comparação entre empresas do mesmo setor. Contabilistas e gestores de empresas calculam a margem de lucro usando informações financeiras referentes a um período limitado. Em primeiro lugar, os custos de vendas, custos operacionais e despesas gerais são subtraídos da receita total. Em segundo lugar, quaisquer juros a pagar e as restituições são subtraídas. O valor resultante é o lucro líquido. Um contador, em seguida, pode derivar a margem de lucro dividindo o lucro líquido pela receita total e multiplicando o valor por 100 para obter uma porcentagem.
A estratégia de preços de uma empresa pode ser um contribuinte significativo para uma alta margem de lucro. Na hora de escolher o preço certo para um produto ou serviço, deve a empresa, lugar primeiro e acima de tudo, um preço alto o suficiente para recuperar todos os custos. Um preço, no entanto, não deve ser definido tão alto que ele desliga de clientes. Outras considerações de preços incluem a demanda do produto, a qualidade do produto, os planos de publicidade e promocionais para o produto e a distribuição do produto. Os limites de um preço bem definido são o assoalho de preço, em que a empresa experimenta uma perda com a venda do produto e o teto de preço, na qual os clientes se recusam a comprar o produto.
Outra relação usada para avaliar a produtividade da empresa é a margem de lucro bruto. O primeiro número desta relação é o lucro bruto, definido como o total das receitas menos os custos das mercadorias vendidas. Como a margem de lucro, a parte inferior do rácio é o montante total das receitas. Porque a margem de lucro bruto deve permanecer relativamente estável ao longo do tempo, as flutuações substanciais são bandeiras vermelhas para possíveis anormalidades de contabilidade ou actividade fraudulenta. Quando obtidos utilizando o cálculo de margem bruta, uma margem de lucro alta aponta para uma organização que deve ser capaz de fazer um lucro razoável, com dinheiro sobrando para os dividendos, desde que a empresa controla seus custos.