O que é uma auditoria interna de qualidade?

A auditoria dentro de uma empresa ou organização é uma avaliação de conformidade. A auditoria de qualidade interna geralmente centra-se na adesão ao sistema de gestão de qualidade da empresa que está no lugar, embora isto pode também abordar outras áreas, tais como as leis e regulamentos governamentais. Auditorias internas da qualidade são um meio pró-ativo para determinar a prontidão para uma auditoria externa e para identificar áreas que precisam ser melhoradas. Existem basicamente três tipos ou níveis de auditoria que ocorrem no contexto de uma empresa ou organização. Uma auditoria da qualidade externa, também chamada de auditoria de terceiros ou auditoria de terceiro nível, é feita por alguma forma de entidade independente, como uma agência reguladora. O segundo nível refere-se a reações de clientes ou usuários finais. O terceiro tipo, a auditoria de qualidade interna é realizado por uma equipe de auditoria interna.
Uma auditoria de qualidade interna é uma ferramenta valiosa de gestão. Feedback de outras fontes, incluindo a satisfação do cliente e resultados de auditoria externa, detalhar os resultados finais. A auditoria de qualidade interna fornece gerenciamento com os meios para examinar os procedimentos da empresa e a eficácia de produtos e serviços antes de chegar a esse ponto. A frequência das auditorias varia, dependendo do tamanho e da natureza de cada negócio, mas geralmente recomenda-se que uma auditoria ser realizada uma vez por ano.
Normalmente, uma lista de verificação guiará as etapas e passos individuais da auditoria. Listas de verificação para auditorias internas serão específicas para cada negócio. A maioria é refinada e aumentada como o negócio cresce, e muitos se tornam longos e detalhados. Estas listas foi devidamente preenchido, tornar-se um recurso valioso para a equipe de gestão.
A maioria das auditorias começam com uma reunião entre os auditores e a equipa de gestão para delinear o escopo do processo e resolver quaisquer questões ou preocupações. Então, essa etapa é repetida no final da auditoria para discutir questões de não-conformidade e ações corretivas recomendadas. Auditorias internas da qualidade devem não focar exclusivamente as deficiências, mas também deve identificar áreas de excepcional desempenho e destacar as práticas que estão trabalhando bem. Isso pode construir moral geral e levar para um ambiente mais cooperativo durante o processo de auditoria.
Uma das principais etapas da auditoria interna da qualidade é a recomendação de ações corretivas que devem ser tomadas para resolver as áreas problemáticas. Em geral, estas recomendações não são opcionais e são acompanhadas com uma data-alvo para a conformidade. A auditoria não é considerada completa até que esses problemas foram corrigidos e reexaminados pela equipe auditora.