O que é uma fase de declínio?

Uma fase de declínio é um componente no que é conhecido como o ciclo de vida de um produto. Considerado o estágio final no ciclo de vida do produto, este período refere-se a um tempo em que o recurso do bem ou serviço está diminuindo, resultando em diminuição da receita de vendas. Como um produto entra nesta fase particular, as empresas precisam tomar decisões sobre se a tentativa de modificar o produto, alterar táticas de marketing em um esforço para entrar em novos mercados de consumo ou abandonar o produto a favor de um novo bem ou serviço. Há várias razões por que um produto pode entrar numa fase de declínio. Um do mais comum tem a ver com o fato de que produtos mais novos atraem a atenção dos consumidores e fornecem benefícios que não podemos oferecer o produto mais antigo. Isto é frequentemente devido a inovações em tecnologia que tornam o produto mais velho, obsoleto e não é mais desejável aos olhos dos consumidores.
Outra razão comum para o início da fase de declínio envolve mudanças nos gostos dos consumidores. Por exemplo, um determinado estilo de roupa pode ser extremamente popular por um período de tempo, mas ao longo do tempo o projeto que já foi considerado atraente e de ponta começa a ser percebida como um tanto comum. Como isso acontece, os consumidores voltar sua atenção para novos desenhos de moda e a demanda para o produto uma vez popular começa a diminuir.
Aumento da concorrência no mercado também pode levar a uma fase de declínio para um determinado produto. Nesse cenário, como mais empresas oferecem produtos similares, muitas vezes a preços mais baixos, os consumidores deslocar a atenção para os concorrentes para preencher suas necessidades. Quando isso acontece, a empresa também tem que lutar contra a desaceleração nas vendas, reduzindo os preços para competir ou descontinuar o produto a fim de produzir algo novo que não é já oferecido pela concorrência.
Há também casos em que a fase de declínio é apressou-se pelo advento de novas regulamentações governamentais que têm a ver com o fabrico de certos produtos. Quando e como esses regulamentos desencadear fatores que o tornam menos rentáveis para os produtos a ser fabricado, ou de alguma forma limite a gama de mercados consumidores pode usar para comprar os produtos, há uma boa chance de que as vendas e as receitas irão diminuir. A menos que o produto pode ser modificado para cumprir com os regulamentos mais recentes e ser permitido para re-introduzir essas tomadas de varejo ex, pode ser no melhor interesse da empresa para reduzir ou descontinuar a produção do bem ou serviço em favor de outros produtos que podem ser vendidos em uma ampla gama de mercados para os consumidores.