O que é uma pesquisa de percepção?

Uma pesquisa de percepção é um projeto de estudo ou investigação concluído com o objetivo de recolher impressões sobre uma empresa, produto, programa ou questão. Tais inquéritos podem ser dadas para uma variedade de audiências para uma gama de efeitos e muitas vezes são administrados pelas empresas com a intenção de revelar opiniões dos consumidores. Pesquisas podem ser verbal, escrita ou eletrônica e pode variar em comprimento. A principal distinção de uma pesquisa de percepção é a que se destina a descobrir opiniões ao invés de dados factuais. Ao contrário de outros tipos de estudos que incidem sobre as ações e comportamentos, tais como fazer compras e comprar hábitos, uma pesquisa de percepção visa descobrir o que as pessoas pensam. Esses dados serão predominantemente qualitativos, ou seja, que é baseado na opinião, ao invés de fato. Perguntas podem ser apresentadas como Sim/não ou múltipla escolha, ou participantes poderiam ser dada uma escala de descritores, tais como "bom, melhor, melhor" de que para escolher. Outras perguntas podem ser abertas, significando que o entrevistado pode responder em suas próprias palavras.
Um uso comum para uma pesquisa de percepção é recolher opiniões dos consumidores sobre um produto ou empresa. Uma empresa pode projetar e administrar a sua própria pesquisa ou contrato com uma empresa de pesquisa para fazê-lo. Empresas podem querer descobrir se os clientes ver seus negócios como amigável, acessível, de ponta, verde, responsável, líder, tradicional, moderno e fácil de fazer negócios e muito mais. Podem também querer saber se os consumidores ver um produto como preço, barato, bem feito, valioso, fácil de usar, conveniente, apropriado para o estilo de vida do cliente, necessário ou um luxo. A gama de opiniões, que uma empresa pode procurar é extensa, e a lista de opções baseia-se frequentemente em torno de como uma empresa quer ser vista.
Os resultados de uma pesquisa de percepção são importantes para as empresas. Esses achados podem dizer uma empresa que os consumidores como e não gostam, ou não confiam a empresa e se recomendariam a empresa a um amigo. Opiniões dos consumidores influenciam o comportamento do consumidor, para que este tipo de dados é fundamental para ajudar as empresas a crescer. Tal como acontece com muitos inquéritos, pesquisas de percepção rotineiramente incluem questões demográficas, como idade, sexo e renda de nível, para que os dados podem ser classificados mais facilmente.
O setor de negócios é apenas um usuário de pesquisas de percepção. Organizações governamentais, políticas e sociais muitas vezes realizar tais pesquisas para descobrir como o público em geral se sente sobre uma proposta de lei ou de um problema atual. Empresas do empregador também podem realizar pesquisas de percepção entre os funcionários em relação a benefícios, condições de trabalho ou o status da empresa. Da mesma forma, clubes e organizações podem perguntar se a associação sente-se que o grupo está indo na direção certa.