O que é vigilância corporativa?

Vigilância corporativa é um termo que é usado para descrever qualquer tipo de vigilância discreta de atividades dentro de um negócio ou dentro da indústria associado com esse negócio. Quando este tipo de vigilância é utilizado internamente, o objetivo geralmente é proteger os interesses da empresa. Isto é feito usando várias formas de acompanhamento para certificar-se de empregado todas as políticas e procedimentos a ser seguidos, e que os funcionários estão realizando se e seu uso de propriedade da empresa de uma forma que é considerada ético e jurídico. Em situações que se relacionam com o controlo das actividades dos principais concorrentes, vigilância corporativa tipicamente envolve monitoramento de meios de comunicação, bem como utilizando a tecnologia para ficar a par das informações de domínio público que se relaciona com os concorrentes. Como um processo interno, vigilância corporativa muitas vezes faz uso de software que monitora o uso de computadores por empregados. Às vezes referido como spyware do computador, o propósito do software é certificar-se de que o equipamento e as ligações à Internet estão sendo utilizadas para negócios, ao invés de uso pessoal. Muitas vezes, o spyware corporativo torna possível acessar e-mails enviados e recebidos, acompanhar pesquisas conduzidas usando vários motores de busca e identificar sites que são visitados. Este tipo de atividade é frequentemente considerado necessário para manter a produtividade e certifique-se de funcionários concentram-se em concluir com sucesso as tarefas associadas com as suas responsabilidades de trabalho.
Em empresas onde a segurança é extremamente importante, vigilância corporativa também pode envolver o uso de equipamento que monitora os movimentos através de instalações de empresa operada. Isso pode tornar isso possível determinar quando um funcionário entra em uma área restrita e tomar providências para corrigir a violação potencial na segurança. Este tipo de proteção dos negócios não é incomum entre as corporações que lidam com dados confidenciais que só são disponibilizados aos empregados numa base de necessidade de saber.
Como uma ferramenta para permanecendo em sintonia com o que está acontecendo na indústria, vigilância corporativa pode envolver controlo das actividades dos concorrentes diretos. Aqui, a vigilância pode assumir a forma de usar software que localiza imediatamente qualquer nova informação lançada online que tem alguma coisa a ver com os concorrentes. Muitas vezes, o software é personalizado para procurar palavras-chave específicas ou frases-chave como que rastreia a Internet, procurando os dados recentemente lançados. Os dados podem ser um novo comunicado de imprensa ou até mesmo algo tão simples como um fórum de discussão sobre algum produto novo que está em desenvolvimento. Engajar-se neste tipo de vigilância corporativa pode muitas vezes fornecer empresas com dados que torna possível manter a quota de mercado, desenvolvendo novas maneiras de combater os esforços da competição.