O que são canais de distribuição?

Canais de distribuição consistem em distribuidores, atacadistas, varejistas, agentes de vendas diretas e redes on-line. Um fabricante de um produto ou serviço utiliza os canais de distribuição para vender ou oferecer ao consumidor final. O consumidor e negócios existem canais de marketing, com vários comumente usaram estruturas que envolvem uma variedade de níveis. A maioria das empresas que produzem bens e serviços não vende diretamente para seus consumidores finais. Normalmente, as empresas contam com outras empresas e organizaations para obter o produto ou serviço a seu usuário pretendido. Por exemplo, um fabricante de alimentos usa vários varejistas para exibir e vender seus produtos. O varejista é considerado para ser um intermediário no canal de distribuição do fabricante.
O tipo de intermediários que existe nos canais de distribuição incluem atacadistas e varejistas, corretores, fabricantes representantes, agentes de vendas, empresas de transporte, armazéns independentes, bancos e agências de publicidade. Quando intermediários comprar e assumem a responsabilidade pela mercadoria do fabricante, eles são considerados comerciantes. Agentes são pontos de contato no pipeline que procuram clientes e podem negociar as vendas para o fabricante.
Gestão da empresa faz com que as decisões sobre os canais específicos de distribuição que será utilizado para os produtos da empresa. Nos estágios iniciais de desenvolvimento da empresa, pode ser utilizada uma única estratégia, que mais tarde irá ramificar em um canal de híbrido. Quando um número de estratégias de distribuição é combinado, tais como o uso de uma plataforma de internet para enviar os produtos diretamente aos consumidores, além de lojas de varejo, o fabricante está empregando uma estratégia de canal híbrido. Por exemplo, o fabricante de computador que Dell® empregado este tipo de estratégia, quando começou a distribuir alguns modelos através da varejista de armazém de desconto Walmart®, continuando a cumprir a maioria de seu produto ordens diretamente.
Nos canais de distribuição, vista atingir o mercado consumidor, existem quatro estruturas populares que as empresas usam para modelar suas estratégias. O primeiro é considerado para ser um canal de nível zero, com a empresa de vender diretamente ao consumidor final. Muitas empresas de correspondência e telemarketing é considerados vendedores directos.
Um canal de um nível é onde a empresa utiliza um varejista para distribuir seu produto. O fabricante não usa quaisquer outros intermediários para transferir o produto de instalações da empresa. Em vez disso, o produto é vendido diretamente para o varejista. Mais direta loja entrega (DSD) fabricantes empregam esta estratégia.
Dois-três-nível e canais de distribuição ambos envolvem o uso de um atacadista. O atacadista adquire o produto do fabricante e vende-lo por sua vez a um revendedor. Em um canal de três níveis, há um adicional intermediário entre o atacadista e o varejista. Um jobber adquire o produto do fabricante de um maior atacadista e distribui-lo para menores contas de varejo.
Em canais de marketing de negócios, o fabricante vende diretamente para um cliente industrial ou usa uma combinação de industriais distribuidores e representantes de vendas internos. Às vezes o fabricante usará filial de vendas da empresa para afunilar o produto diretamente para o cliente de negócios. Em um outro arranjo, um representante de vendas da empresa venderá o produto diretamente para um distribuidor, que por sua vez, vende o produto para o cliente real.