Quais são as características de Sistemas de Apoio à Decisão?

Um sistema de apoio à decisão é um elemento interno da empresa que fornece os proprietários, executivos e outros empregados com informações para tomada de decisões informadas. Características comuns de sistemas de apoio à decisão incluir a facilitação, interação e atividades orientados para a tarefa dentro do sistema. Também podem existir outras características, tais como opções auxiliares, ou medidas de impacto decisão. A maioria dos sistemas de apoio à decisão eficazes terão esses recursos facilmente disponíveis. Aqueles que criar e implementar o sistema são muitas vezes responsável por medir a sua eficácia e aplicação adequada. Facilitação ajuda a garantir o sistema fornece os dados corretos e informações para decisões futuras. As atividades e os processos de tomada de decisão deve coincidir quando se utiliza um sistema de apoio. Um processo de decisão geralmente define as atividades individuais deve-se usar na tomada de decisões. O sistema de suporte facilita a informação através de cada atividade individual para que o tomador de decisão não passam muito tempo a coleta de dados. Várias pessoas também podem usar o sistema de apoio para passar informações através do gasoduto, a fim de encurtar o tempo de espera gasto na tomada de decisões.
Interação representa também características importantes dos sistemas de apoio à decisão. Muitos desses sistemas em empresas atuais fazem uso extensivo de tecnologia, computadores pessoais e software principalmente de tomada de decisão. Quando vários indivíduos são capazes de acessar o software e informações de entrada para o processo de tomada de decisões, ocorre interação. Em alguns casos, os tomadores de decisão podem ter restrições regionais que não permitem visitas a todos os locais de uma empresa. Portanto, a única interação durante o processo é o sistema de apoio à decisão e os dados nele contidos.
Atividades orientados para a tarefa também são elementos comuns de sistemas de apoio à decisão. Isto significa que o elemento de suporte do sistema podem lidar com mais do que uma actividade de cada vez, o que é essencial. Muitas empresas fornecem insumos para vários resultados relacionados a uma ou algumas decisões diferentes. Por conseguinte, as várias funções de sistema deve ser capaz de lidar com todas estas informações. A escolha entre as várias alternativas aqui pode representar a decisão se deve fazer para uma empresa.
As empresas podem definir suas próprias características dos sistemas de apoio à decisão. Enquanto algumas empresas podem projetar seu próprio mix de sistemas informatizados e manuais, outros podem usar um pacote de terceiros. Um pacote de terceiros, muitas vezes tem aspectos personalizáveis ​​que permitem que uma empresa para mudar vários aspectos do sistema. Em suma, as características podem coincidir com as necessidades e desejos de uma empresa.