Quais são as vantagens de uma economia de comando?

Uma economia de comando é uma situação em que algum tipo de autoridade central faz as principais decisões sobre que tipo de bens e serviços são produzidos e disponibilizados aos consumidores dentro de uma determinada localização geográfica. Às vezes conhecido como uma economia planificada, esta abordagem é considerada como uma alternativa para um mercado de livre iniciativa, em que as empresas públicas e privadas podem ser formadas e lançadas em qualquer tempo e competir livremente no mercado. Embora existam críticos deste tipo particular de abordagem, existem algumas vantagens de uma economia de comando que fazem a estratégia uma opção viável. Uma das principais vantagens de uma economia de comando é que é possível ajustar a taxa de produção e a disponibilidade de produtos acabados para atender às demandas da população. Enquanto a seleção não pode ser tão variada como outros tipos de economias, isto significa que a chance de escassez que resulta no acúmulo de bens não desejados em armazéns é reduzida ao mínimo. Supondo que a entidade do governo que supervisiona a produção e a distribuição das mercadorias envolvidas é prever com precisão a ascensão e queda da demanda, isto significa que são utilizadas matérias-primas mais eficientemente e que o custo de produção também pode ser mantido dentro da razão.
Outro dos vários benefícios de uma economia de comando é a capacidade de usar a produção para controlar o curso da economia do país em geral. Produção pode ser aumenta ou diminui em certas regiões, como surge a necessidade para estabilizar situações econômicas nessas áreas. Quando usado a melhor vantagem, isto também significa que o padrão de vida para várias comunidades pode ser mantida.
As principais vantagens de uma economia de comando também incluem a capacidade de responder rapidamente a algum tipo de desastre interno ou outro tipo de emergência. A autoridade central pode rapidamente aumentar a produção em instalações não afetados pelo desastre, como um meio de manter o fluxo de mercadorias no mercado. Ao mesmo tempo, também é possível aumentar a produção de certos bens que vai ajudar comunidades a superar os desastres mais eficientemente.
Enquanto aqueles que sustentam que um sistema de livre iniciativa é inerentemente superior debatem todas as vantagens habituais de uma economia de comando, este tipo de economia planificada continua a ser um modelo viável em um número de nações ao redor do mundo. Permitindo a possibilidade de abuso por aqueles que controlam a economia, o modelo pode ser muito eficaz quando a autoridade central é bem informada sobre as necessidades da população e é capaz de organizar os esforços de produção para satisfazer essas necessidades, mantendo também os custos no mínimo. Não é incomum para nações que fazem usam de um modelo de economia de comando para colocar pelo menos algumas medidas no lugar que ajudam a reduzir um pouco o potencial de abuso e permitir que o governo e os cidadãos em geral para beneficiar o arranjo.