Quais são os diferentes tipos de liderança organizacional?

Há um número de diferentes tipos de liderança organizacional que pode ser aplicado no local de trabalho. Juntos, eles são muitas vezes referidos como os diferentes "modelos de liderança" ou "estilos de liderança." Dois dos exemplos mais comuns de liderança organizacional são liderança situacional, em que o gerente ou líder ajusta seu estilo baseado na situação, e liderança transacional, que é uma recompensa e punição com base em sistema. Em troca de fazer um bom trabalho, por exemplo, uma pessoa pode então ser elegível para um bônus ou promoção. Liderança transformacional e liderança participativa são dois outros modelos de liderança comum. Liderança situacional é talvez o tipo mais versátil de liderança organizacional. Neste modelo, o líder, muitas vezes um supervisor ou gerente no local de trabalho, ajusta seu ou seu estilo baseado nas necessidades do empregado, o problema que ele ou ela está enfrentando, e lições aprendidas de experiências passadas. Por exemplo, alguns funcionários podem exigir direção específica e uma grande quantidade de supervisão, enquanto os mais experientes funcionários simplesmente precisar de motivação e orientação geral. Em vez de tratar todos iguais, um líder situacional adapta sua resposta numa base de caso a caso.
Liderança transacional é comum em locais de maiores, em que os gerentes não são capazes de conhecer seus empregados. Este estilo de liderança organizacional recompensa aqueles que seguem as regras e completar o seu trabalho conforme o esperado com um salário fixo, um bônus ou promoção. Aqueles que não executam como esperado pode achar que eles perdem seus empregos ou experimentam outros "castigos", tais como não ser elegível para um aumento, ou ter uma promoção adiada. Enquanto geralmente eficazes no aumento produtividade do trabalhador, este estilo de liderança organizacional normalmente não incentivamos qualquer tipo de devoção pessoal para a empresa, e taxa de rotatividade é muitas vezes bastante elevada.
Liderança participativa e transformacional adoptar uma abordagem diferente, mas são semelhante em princípio. Os líderes transformacionais procuram inspirar e motivar aqueles em torno deles e muitas vezes criatividade de recompensa e Assunção de riscos para o bem do negócio. Este estilo de liderança organizacional tende a inspirar sentimentos de preocupação e devoção ao negócio e para colegas de trabalho. Da mesma forma, liderança participativa congratula-se com a entrada de outros empregados e leva esta entrada em conta ao tomar decisões que afetarão a todos. Ambos estes estilos tentam fazer funcionários se sentem como se eles fazem parte do maior sucesso da empresa, ao invés de simplesmente uma engrenagem em uma máquina.