Quais são os diferentes tipos de técnicas de facilitação?

Técnicas de facilitação são ferramentas usadas para habilitar um grupo trabalhar em conjunto para formular uma decisão conjunta. Muitas vezes estas ferramentas são usadas para deixar a diversos grupos se reúnem para desenvolver uma solução para um problema. Estes grupos são conduzidos por um facilitador, que gerencia a sessão a fim de alcançar um resultado adequado. O facilitador define as regras, confirma uma agenda e gerencia a reunião, mas não participa diretamente na discussão em curso da sessão. Maioria das sessões ao vivo ocorrem em um único local a fim de ter o foco dos membros do grupo em todos os momentos durante uma determinada sessão. Algumas técnicas de facilitação requerem a participação de tal um grupo variado que as sessões ocorrem on-line ou através de teleconferência. Determinados grupos têm usado técnicas de facilitação para construir consenso através de e-mail ou outras formas de comunicação eletrônica, em vez de uma sessão presencial.
Grandes corporações, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais usam técnicas de facilitação para reunir grupos extremamente diversificados para resolver problemas. Uma organização sem fins lucrativos pode entrar em um país de terceiro mundo após um desastre para trabalhar com o governo local para reparar a infra-estrutura da Comunidade. Neste caso, existem pessoas de diferentes origens que possivelmente falam diferentes línguas se unindo para determinar a melhor maneira de ajudar uma comunidade. As técnicas de facilitação utilizadas serão necessário definir a agenda para determinar rapidamente a melhor solução para a Comunidade.
As corporações podem utilizar técnicas de facilitação para rever projetos e programas para determinar o que os aspectos do programa funcionou bem e quais aspectos podem ser melhorados. Estes tipos de sessões de tentam de desenvolver uma história para a corporação aprender a fim de seguir em frente com cada novo projeto, em vez de fazer os mesmos erros novamente. Outras sessões podem ser convocadas a fim de desenvolver uma solução de software para um problema de negócios.
As sessões normalmente começam com cada participante, apresentando-se ao grupo. O facilitador começará a fim de dar um exemplo da informação que cada membro do grupo deve incluir na sua introdução. Após as apresentações, o facilitador apresenta geralmente uma agenda para o grupo confirmar. A maioria das técnicas de facilitação exigem que o facilitador gerenciar todo tempo de manutenção, tome nota de todas as discussões e trabalhar com o grupo para criar as regras sob as quais o grupo irá funcionar enquanto em sessão. O facilitador precisa certificar-se de que cada pessoa dentro do grupo participa, então ocasionalmente o facilitador precisa atrair mais participantes tranquilos para a conversa através de perguntas específicas.