Qual é a diferença entre o capitalismo eo socialismo?

O capitalismo é um sistema econômico e político em que os indivíduos possui recursos econômicos e indústria, enquanto que sob o socialismo, os planos estaduais e produz bens, e quer possua ou redistribui os recursos entre os seus cidadãos. Em uma economia capitalista, o sistema político enfatiza a competição por recursos como um meio de aumentar o capital (ou riqueza) e desenvolvimento de sucesso pessoal. Em uma economia socialista, a ênfase está na distribuição de riqueza para que as necessidades individuais são atendidas com capital coletivo. Há muitas versões diferentes de tanto o capitalismo como o socialismo, ea maioria das sociedades modernas são uma mistura dos dois.

Capitalismo

O individualismo ea concorrência são fundamentais para o capitalismo. Em uma sociedade puramente capitalista, os indivíduos são responsáveis ​​por proteger os seus próprios interesses no mercado e dentro das suas comunidades. O potencial de sucesso de cada indivíduo também é valorizado. As pessoas são incentivadas a dirigir os seus talentos de uma forma que eles mesmos benefícios, como por iniciar um negócio ou entrar em uma profissão altamente rentável. O capitalismo se baseia em um sistema de freios e contrapesos trazidas através da competição. Indivíduos que possuem o capital pode competir com os outros para oferecer produtos e serviços para o mercado; quem produz e efetivamente comercializar produtos que estão na demanda e com um preço que as pessoas querem pagar são susceptíveis de ter sucesso. Da mesma forma, as empresas que tratam seus trabalhadores bem e pagam bons salários são mais susceptíveis de atrair bons funcionários, o que é mais provável que significa sucesso para o negócio. Aqueles que oferecem serviço inferior ou deixar de atrair bons trabalhadores acabarão por falhar e deixar o mercado. Baixos impostos são geralmente uma meta de governos capitalistas. Além disso, o financiamento do governo para os serviços públicos, como os benefícios do serviço social, é geralmente reduzido ao mínimo. Os sistemas de saúde podem também ser financiada principalmente pelo setor privado, exigindo cidadãos a comprar o seu próprio seguro de saúde ou contar com um empregador a fornecer seguro.


Tipos de capitalismo

Quando discutimos teoricamente, o capitalismo tem várias características definidoras únicas. Na prática, porém, nuance tem desenvolvido e, como resultado, ele pode ser separado em uma variedade de tipos:
o capitalismo de livre mercado: Este tipo de capitalismo deixa todos os aspectos de uma sociedade a ser regido pelo mercado, com pouca ou nenhuma intervenção do governo. Aqui, o papel do governo se limita a proteger a vida ea propriedade dos seus cidadãos.
capitalismo empresarial: Neste tipo de economia, grandes corporações burocráticas dominar a economia. Isso permite o planejamento de longo prazo e eficiência, mas menos inovação. As grandes corporações também podem ter um igualmente grande influência sobre o governo, levando a legislação destinada a proteger os interesses dessas empresas.
economia de mercado social-democrata ou social: Este sistema econômico é uma tentativa de equilibrar os benefícios de um sistema de livre mercado com uma forte estrutura de apoio social. Enquanto a maioria das indústrias são de propriedade privada, o governo está mais fortemente envolvidos no sentido de assegurar uma concorrência leal, o desemprego é baixo, e bem-estar social é fornecida para aqueles que dela necessitam.
O capitalismo de Estado-lead: Nesta economia, os meios de produção são de propriedade do governo, mas executado de uma forma "capitalista" - o que significa para o lucro. O termo também é usado para descrever uma economia na qual o governo intervém para proteger os interesses das empresas.

Socialismo

O socialismo depende de planejamento governamental, ao invés do mercado, para distribuir recursos. Embora seja geralmente possível para os indivíduos que vivem em um país socialista de possuir negócios ou oferecer serviços profissionais diretamente aos consumidores, eles geralmente são tributados pesadamente em seus lucros. Os serviços públicos são geralmente numerosas e financiado pelo dinheiro dos contribuintes. Os cidadãos devem trabalhar, mas o governo fornece serviços como a educação, saúde e transporte público de graça ou a um custo muito baixo. Países socialistas também muitas vezes têm sistemas de segurança social abrangentes para ajudar os desempregados, pessoas com deficiência e idosos.
Além de pagar impostos mais altos, os proprietários de negócios em países socialistas muitas vezes são esperados para dar cumprimento à legislação trabalhista muito rigorosas destinadas a proteger os trabalhadores contra a exploração. Essas leis incluem restrições de horário de trabalho e mandato férias regulares, tempo doente, e deixe por várias razões, tais como o nascimento ou adoção de um bebê. Os empregadores geralmente não são esperados para fornecer cobertura de seguro de saúde, no entanto, como assistência médica é normalmente fornecida através dos sistemas nacionais de saúde.

Tipos de socialismo

Há uma ampla gama de filosofias políticas socialistas, incluindo o marxismo e reformismo. O marxismo, originários das obras de Karl Marx e Friedrich Engels, argumenta que o socialismo é o ponto médio entre o capitalismo eo comunismo, com os meios de produção controlada pela classe trabalhadora, mas com o estado guiando a economia em nome dos trabalhadores. Reformismo, às vezes chamado de social-democracia, está focada em mudar sociedades capitalistas de dentro, através do processo político e reforma do governo.
Além disso, há uma série de diferentes teorias econômicas do socialismo:
socialismo de mercado envolve a execução de empresas públicas ou de cooperação dentro do livre mercado. Em vez de depender de impostos, o governo toma todos os lucros e redistribui-los mediante o pagamento de funcionários, financiamento de instituições públicas, e oferecendo serviços sociais.
• Em uma economia planificada, o governo é dono dos meios de produção, e planeja o que vai ser produzido, como muito será feito, eo preço que vai vender para.
economias auto-gestão dependem das ações coletivas de grupos específicos para tomar decisões. Por exemplo, uma empresa de auto-gestão podem ser de propriedade de seus trabalhadores, que decidem coletivamente a direção do negócio.
socialismo de Estado ou economias dirigidos pelo Estado têm indústrias que são de propriedade cooperativa, mas que operam com algum planejamento ou direção do governo .

Comunismo

Embora seja um sistema econômico diferente, muitas pessoas confundem o socialismo com o comunismo. Sob o comunismo, tudo é propriedade coletiva, ou por todos. Idealmente, não há governo ou divisão de classes, e nenhum dinheiro; cada pessoa contribui para a sociedade da melhor forma que ele ou ela é capaz, e leva de que a sociedade apenas o que ele ou ela precisa. As decisões tomadas pela referida sociedade devem beneficiar o povo como um todo, e não qualquer indivíduo.
Historicamente, os países que têm sido chamados de "comunista" realmente praticado alguma forma de socialismo, normalmente executado por um partido político. O estado tipicamente de propriedade todas as formas de produção e praticado muito rigoroso planejamento central - o que significa que o governo decidiu como todos os recursos deveriam ser usados. Muitos críticos argumentam que a maioria dos governos que são chamados de "comunista" são realmente muito diferente do verdadeiro significado da palavra.

Economias mistas

Muito poucas sociedades são puramente capitalistas ou puramente socialista, embora a maioria são mais fortemente um do que o outro. Os Estados Unidos, por exemplo, é considerada como uma sociedade capitalista, mas o sistema de Segurança Social, que fornece suporte para as pessoas que são incapazes de trabalhar, é socialista. A Suécia é considerada por algumas pessoas de ser um país socialista devido à sua elevada taxa de imposto e grande sistema de bem-estar, mas a maioria da indústria da nação está em mãos privadas, o que é capitalista.

Avaliações

As críticas de ambos o capitalismo eo socialismo, em grande parte resultam de diferentes opiniões sobre como as forças econômicas devem moldar os governos e sociedades. Alguns críticos acreditam que o espírito humano precisa de concorrência para se desenvolver plenamente, enquanto outros enfatizam a necessidade de as pessoas a cooperar uns com os outros, garantindo que as necessidades de todos os cidadãos sejam atendidas. Dentro de cada filosofia, há críticos adicionais que discordam sobre a forma como cada sistema econômico ou político seria melhor trabalhar.
Os críticos da nota capitalismo que o mercado pode ser instável, apresentando perigos reais para o bem-estar daqueles que não são ricos ou que são de outra maneira vulnerável. Dando empresários rédea livre para definir os termos de emprego e para manter a maioria dos lucros de suas empresas para si, pode estabelecer uma classe rica que, por sua vez, pode suprimir a liberdade dos outros. Esses críticos também notam que uma sociedade puramente capitalista não atender às necessidades daqueles que são realmente incapazes de competir quer como empresários ou como trabalhadores. Sem alguns sistemas de apoio social, como a segurança social ou de bem-estar, aqueles que não podem trabalhar ou ganhar dinheiro suficiente para sobreviver deve levar uma existência precária, e pode ser forçado a contar com a família ou a caridade privada para apoio.
Aqueles que criticam o socialismo observar que pesado tributação de prestação de serviços sociais iguais para todos os cidadãos podem desencorajar os proprietários de negócios de inovação e excelência, uma vez que o proprietário não vai pessoalmente lucro de seus esforços. Além disso, quando o governo planeja a economia, alguns críticos questionam se os funcionários e seus assessores de política realmente entender o que é melhor para os cidadãos de um país; tais governos socialistas pode dar do seu cidadão não tem escolha ao decidir que tipos de serviços que eles realmente querem ou precisam. Além disso, as críticas capitalistas de programas de assistência social socialistas generosas notar que esses programas podem desencorajar as pessoas de trabalho, como as pessoas podem ser capazes de viver razoavelmente bem em benefícios do governo, em vez de ter que manter um emprego. Como resultado, as famílias podem escorregar para a pobreza geracional, como os filhos podem crescer sentindo-se o direito de apoio do governo.