Qual é a importância da retenção e fidelização de clientes?

A importância da retenção e fidelização de clientes é sua ajuda no desenvolvimento de uma base forte ao cliente, vendas e reduzindo custos de condução. Clientes fiéis não apenas retornam para compras de repetição, mas também se referem a família, amigos e conhecidos. Ter uma base forte do cliente permite que as empresas a reduzir seus custos de marketing, uma vez que é geralmente mais barato do que investir em programas de retenção de clientes do que ao atrair novos clientes. Métodos populares para reter clientes incluem cuidar de reclamações de clientes imediatamente, oferecendo programas de recompensas e abertura de linhas de comunicação. Os benefícios de retenção e fidelização de clientes incluem tendo reduzido custos e uma marca mais forte. Os custos são reduzidos porque os esforços de retenção do cliente são geralmente mais baratos do que de marketing para atrair novos negócios. Clientes fiéis também estão mais inclinados a se referir a família, amigos e conhecidos, reduzindo ainda mais os custos de um negócio marketing. Como clientes fiéis se referem a outros, o negócio ganha publicidade e uma marca mais forte. Quando os clientes reconhecem uma marca, eles são mais propensos a comprar um produto por esta marca em vez de uma empresa desconhecida. As chances de fazer uma compra desta marca mais aumentos se foi recomendado por uma fonte confiável.
Repetir o negócio por meio de retenção e fidelização de clientes é essencial para a maioria das empresas sobreviver a longo prazo. Por ter uma base forte do cliente, o negócio pode crescer exponencialmente em vez de continuamente, substituindo os clientes de hoje com novos clientes amanhã. Se a empresa está continuamente encontrando novos clientes sem reter clientes anteriores, terá problemas para crescer além de um certo ponto. Quando o negócio eventualmente esgota sua capacidade de encontrar novos clientes sem reter clientes anteriores, pode ter de encontrar novos mercados ou investir no desenvolvimento de novos produtos.
Manter clientes leais pode significar resolver reclamações de clientes em tempo hábil, oferecendo um sistema de recompensas e mantendo as linhas de comunicação abertas. Resolver as reclamações dos clientes prontamente pode aumentar significativamente a satisfação, resultando nestes clientes cada vez mais provável retornar para compras de repetição. Programas de recompensas que concentram-se em retenção e fidelização de clientes comumente oferecem aos clientes descontos ou brindes para patrocínio contínuo. Comunicação com clientes por meio de usar sites de redes sociais, e-mails e newsletters podem ajudar os clientes a lembrar o nome da empresa, quando chega a hora de fazer uma compra.
Programas de fidelização e retenção do cliente assegurar que os clientes deixam satisfeitos. Palavra de boca é a forma mais barata de propaganda, reduzindo os custos de um negócio marketing. Em última análise, é ter uma reputação positiva com uma base de clientes forte de referências que vai ajudar um negócio a fortalecer sua marca e imagem.