Qual é a importância do comportamento organizacional?

A importância do comportamento organizacional baseia-se na compreensão de como os indivíduos, grupos e estruturas organizacionais interagem e afetam um ao outro. Estudos organizacionais examinam os padrões de comunicação entre indivíduos e grupos, bem como a estrutura e a cultura das organizações. Um olhar detalhado em práticas organizacionais, cultura empresarial e comportamento no local de trabalho gera maiores insights sobre os padrões de comunicação e conflitos. Tais achados às vezes desencadear políticas orientadas para a solução e mudança organizacional, fazendo com que os líderes implementar sistemas de recompensas, novos meios de comunicação, ou abordagens inovadoras de gestão. Estudar as formas que os indivíduos e grupos interagem frequentemente é fundamental para explicar desafios dentro de uma organização. Devido ao medo da mudança, os funcionários podem ser relutantes abraçar uma nova peça de tecnologia, desse modo a interferir com os esforços de avanço da organização. A importância do comportamento organizacional em tal situação é realçada por um esforço para compreender e gerir eficazmente o medo da mudança em toda a organização. Neste caso, o ajuste fino das estratégias de liderança pode ser necessário para a organização para atender e superar suas metas. Como uma solução, gerentes podem realizar reuniões individuais com os funcionários, estabelecer incentivos e/ou implementar sessões de treinamento para ajudar os funcionários a se adaptar a novos sistemas.
A análise de comportamentos de comunicação em uma organização também pode gerar insights úteis sobre seus sucessos ou fraquezas. Desafios de comunicação podem surgir devido à rápida expansão organizacional, fazendo com que as reuniões semanais em torno de uma mesa de sala de conferência a ser substituído por correspondência escrita e conferências trimestrais. Desentendimentos entre as equipes de vendas e técnicos podem criar obstáculos no desenvolvimento de produtos ou colocar em risco a satisfação do cliente. Reconhecendo a importância do comportamento organizacional em tais situações, muitas vezes faz com que os líderes eficazes fazer um esforço concertado para melhorar os processos e métodos de comunicação. Obrigatório semanal telefone Marcar-ins, reuniões em pessoa e ferramentas de conferência Web podem ser implementado para aumentar a frequência e qualidade das comunicações entre indivíduos, grupos e parceiros organizacionais.
Quando os líderes estão sintonizados importância do comportamento organizacional, eles podem convidar treinadores organizacionais para analisar a dinâmica difícil e entregar seminários. Se membros da organização estão exibindo moral baixa, por exemplo, uma investigação sobre valores, interesses e características dos indivíduos pode emprestar idéias importantes. Processos e novos métodos podem surgir de identificar os objetivos específicos e atividades que motivam os indivíduos e grupos. Pode determinar-se, por exemplo, que funcionários sentem desconectados da visão e objetivos gerais da organização, de acordo com a direção da empresa ou se sentir desvalorizado ou ignorado. Instituir prêmios de reconhecimento, bónus baseados no desempenho e actividades de team building pode elevar a moral do empregado.