Qual é o modelo de liderança situacional?

O modelo de liderança situacional é uma das várias teorias de liderança, desenvolvidas por uma variedade de psicólogos e pesquisadores, no final do século XX. Estes modelos são usados no mundo dos negócios, a oferta de gerentes e outros conselhos de líderes ou técnicas para a melhor maneira de liderar suas equipes, ou para mostrar os gerentes áreas onde eles precisam melhorar. O modelo de liderança situacional é um dos modelos mais frequentemente referenciados, porque ao invés de enfocando qualquer características inerentes ou habilidades do líder, é focado na capacidade do líder para avaliar a situação e ajustar de acordo com suas táticas de liderança. Segundo os defensores desta teoria, a capacidade de ajustar os métodos de liderança para cada situação, ou mesmo para cada funcionário é uma das melhores maneiras de desenvolver um trabalho eficaz e produtivo. Existem alguns parâmetros diferentes, muitas vezes usados com o modelo de liderança situacional, e estes estão relacionados com os vários níveis de habilidade dos empregados. Simplificando, um gerente no modelo de liderança situacional é esperado para ajustar seu estilo de liderança, com base na competência do empregado, bem como seu entusiasmo para o trabalho.
É melhor ilustrar essa idéia com um exemplo. Para começar, um novo funcionário pode ter um nível muito baixo de competência para um trabalho, mas um elevado nível de entusiasmo e empenho para fazê-lo bem. Este líder fornecerá um monte de direção específica ao empregado para ajudá-lo a aprender. Um indivíduo com um elevado nível de competência para o trabalho e um baixo nível de entusiasmo, por outro lado, pode precisar de liderança que está mais focada na construção de relacionamento. Um empregado com altos níveis de competência e entusiasmo pode apenas precisar de direção muito limitada e não uma grande quantidade de liderança.
A finalidade do modelo de liderança situacional é beneficiar tanto o líder e o empregado igualmente e que lhes permita que ambas precisam da relação de trabalho. Há muitas variedades diferentes, altamente específicas do modelo de liderança situacional, para ambientes de negócio diferentes ou trabalhos específicos orientados para a tarefa, mas estes são os princípios gerais. A capacidade de um gerente de ajustar seu ou sua liderança ou estilo de gestão para cada funcionário individual ou situação, vai ajudar a garantir que todos bem sucedido em seus trabalhos e se sente satisfeito no final do dia.