Qual é a relação entre ERP e CRM?

Enterprise Resource Planning (ERP) e Customer Relationship Management (CRM) são ambos os sistemas projetados para automatizar e simplificar os processos de um negócio. Enquanto o CRM é um sistema de gestão do front-end do negócio, o ERP é envolvido no gerenciamento de back-end. A relação entre o ERP e CRM é que estes são dois sistemas que precisam trabalhar em conjunto com os outros em ordem para a frente e trás o escritório da empresa para trabalhar de forma eficaz e eficiente. Gestão de relacionamento com cliente é o processo de como um negócio gerencia seus contatos com os clientes. Como o nome implica, o CRM se concentra em como, quando, onde e por que o negócio interage com clientes atuais e potenciais. Inclui a gestão de atividades de marketing para atrair novos clientes e comunicar com os clientes existentes. Contas de clientes, gerenciamento das atividades do cliente e fornecer suporte ao cliente são as principais áreas abrangidas no âmbito deste processo.
Planejamento de recursos empresariais é um sistema que gerencia como o negócio é gerido e operado, então ele lida com as funções de negócio da empresa. Alguns dos processos que se enquadram em ERP são o serviço ao cliente, gerenciamento de inventário, planejamento de produção de bens e serviços que vende o negócio, rastreamento de ordens e compra de insumos para a operar. ERP enfoca automatizando os processos do gerenciamento de projetos, distribuição, financeira, venda e áreas de fabricação de empresas de pequeno a médio porte.
ERP e CRM enfocam ligeiramente diferentes partes da organização. Enquanto gestão de relacionamento com cliente tende a se concentrar na face a organização e planejamento de recursos empresariais tende a focar as operações internas da organização, os sistemas de ERP e CRM têm alguma sobreposição. Alguns sistemas ERP têm funções embutidas o software CRM e alguns sistemas CRM possuem também funções ERP. Enquanto a maioria dos prestadores de serviços e programas de software entre o sistema dois permanecem separada, alguns provedores estão trabalhando na criação de um sistema abrangente que engloba tanto o ERP e CRM os lados de um negócio.
Automatizando a ambos os processos do cliente e os processos internos do negócio, ERP e CRM trabalham juntos para simplificar todas as funções deste negócio — seja ele interno ou externo. A linha inferior é que estas duas áreas de automação ajudam a manter fatores importantes negócios de cair através das rachaduras. Quando o front-end e back-end do negócio estão se comunicando com o outro, que abrange todas as bases.