Qual é a relação entre a mídia e o desenvolvimento econômico?

A principal relação entre a mídia e o desenvolvimento económico encontra-se em função dos meios de comunicação como uma fonte para a divulgação de informações relativas às reformas políticas e políticas de desenvolvimento económico. Neste sentido, a mídia serve como elo de ligação entre os decisores políticos e os cidadãos, ou como um canal para a educação das pessoas em relação a novas leis e seu papel na construção da nação. Esta ligação entre a mídia e o desenvolvimento econômico é afetada por determinados fatores, que incluem aspectos como o nível de autonomia na mídia, a sofisticação do mecanismo de mídia na região e o nível de educação para a população em geral. Para atingir o desenvolvimento econômico, deve haver um nível concertado de coordenação entre o governo e os cidadãos, ao invés um dos conflitos decorrentes de mal entendido. Este processo é maior quando a mídia é sofisticada em termos de utilização de canais de comunicação modernos e equipamentos. Um link entre a mídia e o desenvolvimento econômico também é visto em um país com pouco ou nenhum desenvolvimento econômico sofre em termos de um mecanismo primitivo de meios de comunicação. Qualquer país com recursos limitados não terá as finanças necessárias para desenvolver seus meios de comunicação de massa. Sempre que os meios de comunicação de massa é pouco desenvolvida, existe um fluxo de informações de falta do governo aos cidadãos, tornando-se difícil de educar a população sobre as especificidades das reformas económicas necessárias.
Outra forma de relacionamento entre a mídia e o desenvolvimento econômico é o fato dessa autonomia ou independência de mídia, desempenha um papel no desenvolvimento económico de um país. Este papel pode ser visto na capacidade tão independente dos meios de comunicação para efetivamente investigar e relatar sobre questões como o governo e corrupção corporativa. Tal liberdade iria ser limitada em países ou instâncias em que a mídia está possuída ou exclusivamente financiada pelo Estado ou governo. Nesses casos, a mídia se torna uma ferramenta para a divulgação de propaganda de governo, ao invés de comunicação relativamente objetiva de problemas que podem afetar o desenvolvimento económico de um país. Uma situação que permite que os meios de comunicação servir como um cão de guarda figurativa sobre a maneira em que um governo está executando um país pode ajudar a definir um país no caminho para a realização do desenvolvimento econômico.