Qual é a relação entre o PIB e inflação?

PIB e inflação são ambos considerados importantes indicadores econômicos. Acredita-se que existe uma relação entre os dois. O problema é que há divergências quanto ao que essa relação é ou como ele funciona. Como resultado, quando os governos tomam decisões com base nestas peças de informação, o resultado muitas vezes não pode ser garantida. Exploração da relação entre o PIB ea inflação está melhor começou por desenvolver uma compreensão de cada termo individualmente. PIB é um acrônimo para o produto interno bruto, que é o valor dos bens e serviços de um país durante um determinado período. Este valor é geralmente considerado como um importante indicador de saúde de de uma economia. Ele pode ser pensado muito da mesma maneira que os resultados de laboratório indicam a saúde de um indivíduo.
A inflação refere-se a uma situação em que os níveis médios de preços aumente ou quando aumenta a quantidade de moedas. Como resultado, o dinheiro tem menos poder de compra. Como um exemplo simplista, fingir que unidade monetária de um país é chamado de ienes e iene cada compra uma xícara de arroz e uma fatia de carne. Quando as pessoas vão para o mercado um dia, eles acham que a obtenção de uma xícara de arroz e fatia de carne vai custar dois ienes. Neste caso, a inflação ocorreu.
A compreensão de como esses dois termos são associados não será tão simples. A principal razão é porque o relacionamento é o assunto de muito debate. Para começar, não há consenso sobre as causas exatas da inflação. Muitas pessoas acreditam que isso ocorre quando há muito dinheiro e não bens suficientes e serviços disponíveis.
De acordo com este sistema de crença, os preços são empurrados para cima quando as pessoas estão competindo por um suprimento limitado de itens. Isto significa que o aumento do PIB, ou crescimento na quantidade de bens e serviços, deve equivaler a uma redução do nível de preços para esses itens, ou que a deflação deve ocorrer, para aqueles que procuram usar jargão econômico. Todo mundo não concorda que esta relação é absoluta.
PIB ea inflação são frequentemente associados com o outro porque os governos e bancos centrais muitas vezes tomam decisões com base nesses números e eles tentam manipulá-los. Se uma economia está crescendo ou não está crescendo rápido o suficiente não, um banco central pode reduzir as taxas de juros para fazer empréstimos mais atraente. A lógica por trás disso é que ele vai incentivar os gastos, o que levará a um aumento do PIB. A desvantagem deste movimento é que, de acordo com muitas crenças populares, ele irá inflação também pronta.
Se uma economia está crescendo muito rápido, o que poderia levar à escassez porque as pessoas estão produtos e serviços mais rápidos do que eles podem ser fornecidos exigente, movimentos podem ser feito PIB lento. Isso pode ser feito através do aumento das taxas de juro, que é considerado um meio de ganhar dinheiro mais difícil de encontrar porque o empréstimo é mais caro. De acordo com muitos, isto deve ajudar a controlar a inflação, porque o efeito deve ser menor demanda por bens e serviços. Problemas tendem a surgir, no entanto, porque as ações com foco na manipulação do PIB e inflação pode não produzir os efeitos pretendidos, o que tende a alimentar o debate a respeito de seu relacionamento.