Que causas de mudanças no comportamento do consumidor?

Muitos tipos de influências estimulam mudanças no comportamento do consumidor. Entre estes estão a composição do agregado familiar e compra por impulso. Crise financeira também pode influenciar o consumidor a comprar. Além disso, a educação pode ter um efeito sobre os hábitos de compra dos consumidores e comportamentos. Composição do agregado familiar, muitas vezes influencia mudanças no comportamento do consumidor. Por exemplo, uma única pessoa pode apresentar comportamentos muito diferentes em relação a uma pessoa que é casada ou coabitar. Crianças em uma casa também causam mudanças no comportamento do consumidor, como pode divórcio ou o fim da coabitação. Por exemplo, se um pai casado anteriormente tem o trabalho de criar os seus filhos e fornecer para suas necessidades sozinho após o divórcio, seus comportamentos podem ser alterados no sentido de buscar mobília e roupa que custa menos. Ele pode também procurar comida, veículos e abrigo menos-caro porque sua renda familiar e dinâmica mudaram.
Os impulsos também podem causar alterações no comportamento do consumidor. Por exemplo, um indivíduo pode ter hábitos e padrões bem definidos quando se trata de fazer compras. Se ele entra em uma loja em um determinado dia e dá-na um impulso, no entanto, ele poderia mudar drasticamente seu comportamento de consumidor normal nesta viagem. Por exemplo, se ele normalmente compra apenas alimentos saudáveis e evita alimentos processados, mas um dia dá-na comprar um jantar congelado que é preparado pelo aquecimento em um forno convencional ou microondas, isto é uma mudança no comportamento do consumidor como resultado de um impulso.
Crise financeira pode também trazer mudanças no comportamento do consumidor, e isso pode incluir tanto a crise pessoal e crises na região ou ao redor do mundo. Por exemplo, a perda de um emprego ou uma despesa debilitante pode mudar dramaticamente hábitos de compra do consumidor, incentivando-o a tomar mais cuidado com seus gastos, procure descontos sempre que possível e manter as compras a um mínimo. Em tempos de regional, país, ou a crise mundial, os consumidores podem se comportar muito da mesma forma, colocando um monte de pensamento em decisões de compra e evitando compras de luxo. Eles também podem adiar compras de itens caros, tais como casas e carros.
Educação pode também ter um efeito no comportamento do consumidor. Quando as pessoas se tornam conscientes das questões que podem ameaçar a sua saúde ou longevidade, ameaçar os outros ou machucar o ambiente, muitas vezes eles decidem fazer mudanças no que e como eles compram. Por exemplo, se uma pessoa aprende que um ingrediente usado em muitos alimentos processados causa câncer, deficiências de aprendizagem ou impotência, isso pode mudar o seu interesse em adquirir e consumir estes tipos de alimentos. Da mesma forma, se um consumidor recebe provas de que um produto ou processo é prejudicial para o ambiente, ele pode optar por fazer escolhas ecologicamente mais.