Em economia, o que é a vontade de pagar?

Disposição para pagar é um reflexo do montante máximo um consumidor acha que um produto ou serviço vale a pena. Considera-se quando estiver desenvolvendo uma cotação de venda de produtos e serviços, embora seja importante notar que não é o árbitro final dos preços. Além de estar envolvido no processo de precificação, é também considerada quando a realização de maiores estudos sobre como os consumidores interagem com os produtos e serviços. Para os consumidores individuais, disposição para pagar pode variar, dependendo de sua avaliação pessoal do valor de um produto ou serviço. Pesquisas realizadas por universidades e faculdades têm demonstrado, por exemplo, que a vontade sobe quando as pessoas estão olhando para universidades e faculdades bem conhecidas e respeitadas, e desce para instituições menores e menos famosas. As famílias que a educação valor geralmente colocar um valor mais alto, enquanto as famílias que não enviaram muitos membros para a faculdade podem valorizar uma educação universitária em um número menor. Ele também pode ser fortemente vinculado com a marca, com pessoas sendo disposto a pagar mais por produtos de marca comparáveis.
Quando os preços de produtos, as empresas querem atingir um ponto de preço que a maioria das pessoas estão dispostas a pagar o que também permite que a empresa gerar lucro. Às vezes, as pessoas podem colocar o valor de um produto abaixo do valor da produção, deixando a empresa com um problema. Se o produto custa as ponto as pessoas vão pagar, a empresa terá uma perda, mas se é fixado o preço mais razoável, a empresa pode não fazer tantas vendas.
Este conceito também atua em estudos tais como análises de custo-benefício e eficiência. Pessoas envolvidas em tais estudos geralmente são testadas com experimentos de escolha. Nesses experimentos, os indivíduos são confrontados com uma matriz de itens para escolher, em são feitos uma série de perguntas sobre o custo desses itens. Modelagem de escolha desta natureza é também utilizada para o desenvolvimento de estratégias de preços e para explorar como as pessoas reagem a diferentes preços; preços em US $0,95, por exemplo, tendem a ser vistos como mais aceitável do que os preços que terminam em números aleatórios como $0,43.
Dentro de um contexto econômico maior, olhando como as pessoas interagem com os preços pode tornar-se muito importante. Compreender como os consumidores fazer escolhas de compras com base no preço, especialmente para bens de luxo, é uma parte importante de estudar como os consumidores fazem escolhas em geral. Disposição para pagar os estudos pode ser aplicada a tudo, desde sistemas de saúde para as vendas da mercearia.