O que é competição assimétrica?

Competição assimétrica é um termo que indica a concorrência directa entre duas entidades que não são necessariamente utilizando o mesmo tipo de abordagem ou recursos para alcançar um resultado semelhante. No mundo dos negócios, concorrência assimétrica sempre foi uma parte do processo de concorrência. Nos últimos anos, o fenômeno da divisão desigual de recursos entre entidades concorrentes tornou-se cada vez mais comum como novas idéias sobre modelos de negócios, organização empresarial, e práticas de negócios têm evoluído. Uma das maneiras mais fáceis de entender os conceitos básicos de concorrência assimétrica é examinar uma situação envolvendo um negócio bem estabelecido contra uma startup que oferece produtos e serviços similares. O negócio bem estabelecido tem um modelo de negócio totalmente desenvolvido, uma base sólida de clientes e uma reputação entre os consumidores. Por outro lado, o negócio de inicialização pode operar com um modelo de negócio diferente e ainda tem que estabelecer uma base de cliente ou a reputação entre os consumidores. A concorrência entre as duas empresas seria considerada desigual ou assimétrica desde que cada empresa aproxima-se a tarefa de ser rentável, de uma maneira diferente. O advento do comércio na Internet tem contribuído para o aumento da concorrência assimétrica em muitas indústrias diferentes de combustível. Varejistas on-line foram capazes de emergir como fortes concorrentes aos varejistas de longa data que operou vários pontos de venda de tijolo e argamassa. Em primeiro lugar, o modelo de negócios, empregado por diferentes concorrentes no mercado de varejo era diferente. No entanto, como compra de bens e serviços através da Internet tornou-se mais populares, varejistas tradicionais se encontravam em uma posição de não só ter que competir com outros varejistas que também seguiram o padrão de ter lojas físicas, mas também tinham de lidar com novas empresas que ofereceram oportunidades de compras on-line. O resultado é que estes concorrentes assimétricos não prosperaram usando um novo modelo de negócio, só foram capazes de atrair gigantes estabelecidos na indústria para a adaptação de seu modelo de negócio existente para incluir um novo tipo de ponto de venda. Um exemplo do concorrente assimétrico pode ser encontrado em quase todos os setores. A desregulamentação de comunicações telefónicas durante a década de 1980 abriu a porta para muitas novas empresas começar a oferecer serviços de telefonia local e longa distância, usando diferentes tecnologias, modelos de preços e métodos de entrega de serviço. Serviços especializados de telefone, como Teleconferência de áudio, também foram oferecidos pela mais recentes start-ups que desafiaram o modelo de preços estabelecido pelos principais players do setor e ajudou a tornar a teleconferência acessível para pequenas e médias empresas. Mesmo a indústria de alimentos tem exemplos de concorrência assimétrica, como o novo visual de cadeias de restaurante para novas e criativas maneiras de desafiar a maneira que as coisas são feitas por restaurantes bem estabelecidas. Em sua competição assimétrica, melhor torna possível para novas empresas com recursos limitados desenvolver seus próprios seguinte e ajudar a definir um novo padrão para uma determinada indústria. Uma das realidades da concorrência assimétrica é que a abordagem ajuda a incentivar a criatividade, como muitas vezes exige muito sem uma vasta quantidade de recursos realizar por lado.