O que é consultoria de operações?

Operações de consultoria é o processo de assistir a vários tipos de empresas para avaliar o estado atual dos processos internos e estratégias e melhorar o funcionamento global da empresa. Enquanto as operações de consultoria é muitas vezes pensadas se concentrar em fábricas ou instalações de produção, o escopo das operações de consultoria é realmente mais amplo do que isso. Até mesmo empresas que são baseados em serviço em vez de baseados em produto pode beneficiam de operações de consultoria. Consultor de operações normalmente começará o processo de avaliação, examinando a estrutura de fluxo de trabalho do negócio. Isso começa com a estrutura e a divisão de trabalho entre a gestão da empresa e se move sobre para as várias divisões e departamentos, e como eles se relacionam entre si fim de, finalmente, fornecer clientes com bens ou serviços. A idéia é entender como cada componente do negócio atualmente os impactos desse processo, direta ou indiretamente.
Uma vez que o consultor tem uma firme compreensão sobre como as coisas são feitas atualmente, bem como as razões por trás desses procedimentos e estruturas organizacionais, ele ou ela pode começar a oferecer conselhos sobre como melhorar várias funções operacionais. Isto envolve observando os procedimentos existentes e estratégias que servem os interesses da empresa, muito bem, embora salientando também áreas onde há espaço para melhorias que aumentaria os pontos já fortes da operação. Muitas vezes, esta é uma das partes mais difíceis das operações de consultoria de processo, como o cliente pode resistir a algumas ou todas as idéias apresentadas pelo consultor.
Depois de chegar a um consenso sobre o que deve ser feito, a próxima fase da consultoria operacional é geralmente a implementação das mudanças determinado a ser necessário. Aqui, os consultores podem ser ativa ou passivamente envolvidos no processo. O consultor pode permanecer presente para a duração do processo de implementação, oferecendo aconselhamento e assistência ao longo do caminho. Em outros casos, o consultor pode permanecer disponível para o cliente mas não estar envolvido na implementação das mudanças do dia-a-dia.
Um profissional que oferece os serviços de consultoria aos clientes pode escolher se especializar em determinados tipos de empresas ou a assumir os clientes em uma ampla gama de indústrias. Dependendo das necessidades do cliente, a tarefa de operações de consulta pode concentrar-se somente em áreas específicas da empresa, tais como a avaliação e a relação entre o departamento de transporte e manutenção do inventário de refino. Em geral, consultores irão fornecer um calendário de taxas com base nas necessidades do cliente e a quantidade de tempo que ele ou ela antecipa será exigida para avaliação e implementação das melhorias.