O que é a publicidade persuasiva?

Persuasivo é um componente em um geral publicidade estratégia que visa atrair os consumidores para a compra de determinados bens ou serviços, muitas vezes apelando para suas emoções e sensibilidades gerais de publicidade. Esta estratégia de publicidade particular é diferente de informes publicitários, que essencialmente fornece o cliente com dados concretos sobre a natureza e a função do produto. Com publicidade persuasiva, o pressuposto é que o consumidor já entende a natureza básica do produto, mas precisa estar convicto de que a conveniência e os benefícios que definir um determinado produto para além da concorrência. Uma das abordagens mais eficazes para publicidade persuasiva é se concentrar em benefícios específicos do produto. Enquanto os mesmos benefícios também podem ser encontrados com produtos concorrentes, a idéia é transmitir que um determinado produto oferece o benefício de uma forma que é difícil de encontrar em outro lugar. Por exemplo, a publicidade para um determinado shampoo pode notar que o produto contém ingredientes projetados para nutrir o cabelo seco, deixando o cabelo brilhante e gerenciável. Mesmo que outros produtos contêm ingredientes similares, este champô especial ganha uma reputação de ser ideal para pessoas com cabelos secos e quebradiços, e assim atrai um setor específico de consumidores.
Outra abordagem para publicidade persuasiva é transmitir a percepção de que usar um determinado produto ajudará um indivíduo ser mais bem sucedido com alguma área de sua vida. Uma marca de bochechos pode usar publicidade mídia para transmitir a mensagem de que usando o produto assegura o hálito é fresca por um longo período de tempo e, portanto, ajuda a melhorar a confiança do usuário ao interagir com outras pessoas. Esta mesma abordagem geral é usada com perfumes e colônias, onde a publicidade cria a percepção de que quem usa o produto será mais atraente e socialmente bem sucedidos.
É importante notar que publicidade persuasiva não realmente refere que se os usos do consumidor um determinado produto, o efeito ilustrado na publicidade será automaticamente tomar o lugar. A idéia é transmitir a percepção de que há uma boa chance de que o consumidor irá experimentar algum tipo de benefício que é similar a que é retratado no anúncio ou o comercial de TV. Na verdade, alguns exemplos de publicidade persuasiva ir tão longe como incluir um aviso de que a situação exibida na publicidade é apenas um exemplo e não o resultado só é possível. Esta abordagem é freqüentemente usada em publicidade para empresas jurídicas, em que o aviso de isenção, observa que a publicidade não implica que os serviços prestados pela empresa são necessariamente superiores àqueles fornecidos por outras empresas legais.