O que é uma estratégia funcional?

Uma estratégia funcional é aquele que dita a tarefa e as atividades de uma determinada área de negócio. Os proprietários e gerentes compõem certas regras e diretrizes para os funcionários a seguir. Cada departamento opera-se por estas diretrizes, com todos os departamentos trabalham em conjunto para alcançar os objetivos da empresa. Áreas comuns, onde uma empresa pode implementar uma estratégia funcional incluem a produção, finanças ou departamentos de pesquisa e desenvolvimento. Uma estratégia organizacional também pode ser funcional. Estratégias do departamento de produção caem frequentemente sob a análise de "fazer versus comprar". Cada produto ou linha de produto é analisada por proprietários e gerentes, que usam regras específicas para tomar esta decisão. A estratégia funcional ajuda a ditar como decidir a melhor alternativa para produtos novos ou existentes. Por exemplo, a estratégia pode envolver revendo os materiais disponíveis, olhando para a habilidade de trabalho no mercado atual e revendo os custos para o produto para fins de produção de terceirização. O resultado leva a uma decisão informada sobre como uma empresa irá proceder com a produção do produto.
Departamento de finanças da empresa geralmente toma decisões na estrutura de capital. A estrutura de capital inclui uma mistura de fundos de dívida e capital próprio para financiar operações de grandes negócios. Uma estratégia funcional fornece orientação sobre como analisar o rendimento operacional e decidir qual parte deve ser reinvestido na empresa. A partir daqui, os funcionários de finanças então olham para diferentes opções de financiamento para financiar o déficit em dinheiro de operações. Selecionando o mix de opções de financiamento com o menor custo de capital é, normalmente, a meta de uma estratégia funcional.
Outros departamentos também podem trabalhar sob uma estratégia funcional. A estratégia que melhor descreve qualquer conjunto de regras que fornecem orientação específica para a empresa a avançar. O departamento de pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, pode ter orientações sobre como aumentar o pipeline de produto da empresa. Departamentos de recursos humanos têm foco na contratação e retenção de trabalhadores qualificados. O departamento de contabilidade tem um cronograma para processamento de informações e os livros de fechamento de cada mês, conhecer os objetivos da companhia.
Através de cada uma dessas divisões individuais estratégia funcional, uma empresa pode cumprir seus objetivos de negócios. Os executivos podem definir o foco de uma empresa através da sua declaração de missão organizacional ou outras declarações do estabelecimento de objectivos. Isto fornece orientações para cada departamento sobre como proceder com o desenvolvimento de suas próprias estratégias. Uma estratégia organizacional normalmente tem os objetivos de construir a estrutura da empresa, capacitação de pessoal para concluir tarefas e definir salários competitivos no mercado. Assessoria jurídica exterior pode ser necessária completar alguns desses itens.