O que são objectivos operacionais?
Objectivos operacionais são as metas de curto prazo ou limitadas que são estruturadas para mover uma organização mais perto para a realização de seus objetivos a longo prazo ou finais. Também conhecido como objetivos táticos, cada objetivo operacional aborda alguns aspectos da operação de negócios e implementa algum tipo de mudança que melhora a posição da empresa de forma direta ou indireta. Não é incomum para vários objectivos a alcançar, simultaneamente, com diversos objectivos, centrando-se sobre a função das diferentes áreas da organização. O uso dos objectivos operacionais é importante para o processo geral de planejamento operacional. Ao identificar as tarefas específicas que mover incrementalmente a organização mais perto de seus objetivos, é mais fácil medir o progresso como essas tarefas são executadas. Por exemplo, se um departamento de vendas tem uma meta a longo prazo de atingir um montante específico em vendas dentro de um período de três anos, o departamento pode implementar tarefas que permitem que a equipe de vendas gerar nova vendas garantia para uso com clientes em potencial. Ao mesmo tempo, outros objectivos podem se concentrar em criar um novo banco de dados, o que faz com que as perspectivas de rastreamento e seu progresso em direção a se tornar os clientes com maior facilidade e realçando o caminho que conduz são gerados por e para a equipe. Como cada um destes objectivos são identificadas e implementadas, as vendas deverão aumentar e, portanto, mover o departamento mais perto para esse objetivo de três anos. É importante notar que os objectivos operacionais são geralmente fácil adaptar-se circunstâncias imprevistas surgem. Deve uma mudança na demanda por bens e serviços oferecidos pela mudança da empresa, estes objectivos a curto prazo podem ser re-avaliados, alterados ou mesmo substituídos se necessário. Essa abordagem torna o processo de ficar no caminho certo para atingir objetivos de longo prazo mais adaptávelas e, portanto, menos prováveis de ser interrompida quando surgem circunstâncias fora do controle da entidade. Organizações de qualquer tamanho ou tipo podem beneficiar com o uso dos objectivos operacionais. Pequenas empresas podem usar o processo para refinar suas políticas e procedimentos de uma forma que posiciona a empresa para atrair novos clientes, ou expandindo suas instalações. As grandes empresas podem fazer uso de objectivos operacionais para definir metas e estabelecer procedimentos em cada um dos seus locais que, em última análise mover toda a organização em direção a maiores ganhos anuais. Mesmo sem fins lucrativos podem fazer uso para aumentar a eficiência de como ele usa doações para fornecer serviços para os setores da Comunidade que é dedicada a servir.