Quais são os diferentes tipos de comportamento do consumidor?

Os diferentes tipos de comportamento do consumidor determinam como os consumidores tomam decisões de compras. Embora existam muitas influências sobre o comportamento do comprador, quatro categorias principais são frequentemente citadas como os principais fatores em uma decisão de compra. Os quatro principais tipos de comportamento do consumidor são habituais, variedade, complexo e redução de dissonância. Cada um dos diferentes tipos de comportamento do consumidor pode ser motivado por uma variedade de influências, incluindo a necessidade, a influência cultural e fatores psicológicos. Habituais de hábitos de compra são as mais comuns e as decisões de compra mais simples para a maioria dos consumidores. Escolher comprar um cacho de bananas raramente requer muita pesquisa extensa na oferta de produtos e marcas e pode ser feito em uma base regular ou habitual. Como um cacho de bananas de uma marca é susceptível de ser bastante semelhante a um de outra marca, não há um elevado nível de distinção entre as escolhas de produto. Comportamento de compra habitual é mais frequentemente encontrado com produtos de baixo custo para que um consumidor tem uma necessidade de regular; preço, conveniência e fidelidade à marca às vezes podem afetar as decisões de compra habituais.
Comprando varietal, também chamado de tomada de decisão limitado, envolve um pouco mais o pensamento do que comportamento habitual. Este tipo de comportamento também requer pouca pesquisa por parte do comprador, mas pode existir em mercados onde há um alto nível de variedade de produtos. Quando compra um sorvete, por exemplo, um consumidor pode ter de escolher entre uma centena de sabores diferentes, muitas vezes de diferentes marcas. Comprando varietal é freqüentemente motivada pelo desejo de uma mudança de hábitos, ou a busca por um produto melhor.
Extensa ou complexa decisão fazendo comportamento requer pesquisa e diferença significativa existe entre produtos. Decisões de redução de dissonância, por outro lado, também podem exigir investigação, mas ocorrem em mercados onde há pouca diferença entre os produtos. Ambas as categorias tendem a aplicar aos mercados onde produtos são de alto valor e compras irregulares, tais como casas ou jóias. Comprar um carro é muitas vezes uma decisão complexa, porque há muitas diferentes marcas e modelos que oferecem características distintas. Comprando um quilates um par de brincos de diamante, no entanto, pode ser um decisões de redução de dissonância, desde que a maioria dos brincos um quilates será mais ou menos semelhantes, independentemente da marca.
Os fatores de motivação por trás dos diferentes tipos de comportamento do consumidor podem ser extremamente complexos. Precisa geralmente motiva compras mais habituais, tais como comida e gasolina. Influência cultural ou social pode afetar as decisões, dando a um consumidor um conjunto referencial pelo qual são julgadas compras; por exemplo, uma pessoa pode comprar um certo estilo de casaco porque é dito ser "no estilo" para a temporada. Atitudes pessoais e psicológicas ou preconceitos podem alterar significativamente alguns tipos de comportamento do consumidor: uma pessoa que é contra pesticidas provavelmente comprará produtos apenas orgânicos, por exemplo.