Qual é a diferença entre planejamento de recursos empresariais (ERP) e materiais planejamento de necessidades (MRP)?

Porque dados e recursos de agendamento localizados dentro de um recurso da empresa (ERP) de planejamento são freqüentemente usados para facilitar materiais planejamento de necessidades (MRP), ERP e MRP estão intimamente relacionados no mundo dos negócios. Um ERP é uma plataforma de software usada para planejar e manter os registros de recursos de negócios como finanças, força de trabalho, materiais e propriedade. Geralmente, processos MRP especificamente envolvem o uso de materiais necessários para a fabricação de produtos de negócios, planejamento de necessidades de materiais é também uma função comum contida dentro de um ERP de planejamento. Apesar de ERP e MRP executam algumas das mesmas funções, eles não são intercambiáveis, porque as plataformas ERP realiza um número de funções não incluídas no MRP. Ao considerar qualquer solução, uma empresa que precisa manter o inventário e gerenciar os materiais que ele usa para fazer seus produtos não precisa necessariamente uma toda plataforma ERP. Simplesmente talvez precise de um sistema de gestão de materiais equipado com funções MRP.
Ao comparar o ERP e MRP, uma vantagem a considerar é a capacidade de um ERP para integrar e partilhar os diferentes tipos de dados que coleta entre departamentos diferentes da empresa. Soluções MRP são geralmente programas autônomos dedicados a esse propósito, então eles não são projetados para integrar com tipos de dados não utilizados no planejamento de necessidades de materiais.
Empregar o planejamento de necessidades de materiais envolve descobrir quanto material que uma empresa precisa para completar a produção e recebendo a quantidade certa de inventário para evitar escassez ou problemas causados pela overstock materiais. MRP é mais importante para as empresas com materiais perecíveis ou de armazenamento limitada. Este processo é importante em quase todos os tipos de empresas que oferecem um produto ou serviço. Um bufê ordenando a produzir a quantidade certa de carne para servir um evento ou um dono de restaurante meia fresco pode usar MRP para garantir que eles tenham comida suficiente, evitando excessos, levando à deterioração ou resíduos não rentáveis. Na construção, um planejador de materiais usar ERP e MRP para determinar a quantidade certa de cimento, gesso ou outros materiais de construção necessários para completar o projeto de construção.
Por definição, uma empresa é um negócio projetado para fazer um lucro. Embora um negócio projetado para sustentar os funcionários como um sem fins lucrativos podem beneficiar do uso de um ERP, o negócio não é tecnicamente noivos em porque estes tipos de negócios não são considerados empresas de planejamento de recursos empresariais. Outros tipos de software usados para executar o MRP para empresas não-empresariais incluem software de gerenciamento de associação e software de gerenciamento da organização.