O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?

Há muitos sistemas diferentes em do grande empresa "back office," incluindo planejamento, fabricação, distribuição, transporte e contabilidade. Planejamento de recursos empresariais (ERP) é um sistema que integra todas essas funções em um único sistema, projetado para atender as necessidades de cada departamento diferente dentro da empresa. ERP é mais de metodologia do que um pedaço de software, embora que incorporam vários aplicativos de software, reunidos sob uma única interface integrada.
Um sistema ERP se estende por vários departamentos dentro de uma corporação e em alguns casos um ERP também irá transcender o limite corporativo para incorporar sistemas de parceiros e gestão da cadeia de fornecedores, bem como, para trazer em funções adicionais como fornecer. Porque é tão vasta e abrangente, o sistema ERP vai muito além de ser apenas um simples pedaço de software. Cada implementação é única e é projetada para corresponder a vários processos de negócios do implementador. Uma implementação de ERP pode custar milhões de dólares para criar e pode demorar vários anos para ser concluído.
Um sistema ERP provável representa maior investimento em ti da empresa, para que algumas empresas preferem implementar ERP em uma moda mais incremental ao invés de todos de uma vez. Alguns fornecedores ERP fornecem unidades de software modular, juntamente com uma interface unificada para permitir esta abordagem gradual.
Independentemente de como uma empresa aborda, ERP é a certeza de trazer mudanças significativas para que uma empresa faz negócios. Ele mexe com os fluxos de trabalho e altera os processos de longa data. As empresas muitas vezes encontrar-se com resistência por parte dos funcionários que estão relutantes em deixar ir de seus métodos comprovados. Os funcionários também podem ter medo para seus trabalhos; desde que o ERP faz tais mudanças radicais para processos de negócios, não é incomum para descrições de mudar ou ser eliminado por completo.
Uma vez implementado, no entanto, o sistema ERP traz enormes vantagens. Porque todos os sistemas são Unidos, todos os departamentos podem facilmente compartilhar informações. O fluxo de trabalho que se realiza entre departamentos pode se tornar muito mais automatizado, e em última análise, os clientes são servidos melhor porque o indivíduo usando os aplicativos voltados para o cliente terá acesso a cada bit de informação sobre cada processo relevante. Por exemplo, alguém em vendas facilmente seria capaz de entrar em um único sistema para determinar o status de uma ordem de cliente que está ainda em fabricação. Tudo isso tem um custo embora; os custos de treinamento são altos porque os empregados não devem apenas aprender como usar o novo software, eles também devem aprender novos processos.
Existem muitas razões pelas quais que uma empresa se compromete a uma implementação de ERP. O sistema ERP integra informações, tais como informações de pedidos e dados financeiros. Ele pode acelerar o processo de fabricação, automatizando processos e fluxo de trabalho, e como resultado, ele também reduz a necessidade de transportar grandes estoques. Embora os custos iniciais podem ser suficientes para dar pesadelos o CFO, no final, se implementada corretamente, as recompensas dará a empresa a implementação do sistema uma importante vantagem competitiva.