O que é o Tratado de Maastricht?

Assinado em Maastricht, Países Baixos, em 7 de fevereiro de 1992, o Tratado de Maastricht criou a União Europeia, ou a UE. Anteriormente chamado o Tratado na União Europeia ou do Tratado UE, o Tratado entrou em vigor 1 de novembro de 1993. Atualmente composta por 27 Estados-Membros, ou nações, a UE proporciona benefícios para os cidadãos de membro Estados tais como facilidade de viagem para o trabalho, educação ou fins recreativos. Além disso, a moeda única Europeia, o euro, foi criada com a introdução do Tratado de Maastricht.
Com a implementação do Tratado de Maastricht, a União Europeia (UE) foi dividida em separado três "pilares". O pilar da Comunidade Europeia (CE) existia em uma forma mais restrita como a Comunidade Económica Europeia antes da assinatura do Tratado de Maastricht, no entanto, foi renomeada para alargar a base das políticas que é governado. O segundo pilar, a política externa e política de segurança ou PESC, foi criado o interesse de reforçar a segurança da União Europeia, bem como reforço da segurança internacional, promover a cooperação internacional e apoiar a missão da carta das Nações Unidas. O terceiro pilar, da justiça e dos assuntos internos (JAI), foi alterado pelos tratados Nice e Amsterdam e agora é composto exclusivamente de cooperação policial e Judicial em matéria penal. O pilar com a maior autoridade é o pilar da Comunidade Europeia, que tem mais envolvimento com os assuntos econômicos da UE, em comparação com os pilares PESC ou Jai.
Benefícios vistos após a aplicação do Tratado de Maastricht inclui: fornecimento de ajuda financeira aos Estados-Membros que são menos desenvolvidos e determinados critérios de convergência; objetivos comuns dos Estados-Membros para controlar e reduzir a dívida, inflação e taxas de juros; e a promoção de uma relação mais estreita entre os Estados-Membros. Além da livre circulação de pessoas para o trabalho, educação e recreação, a circulação de bens e serviços também não é restrita.
Acordo à Convenção Europeia dos direitos do homem deve ser assinado pelos Estados-membros a fim de ser elegível para a adesão à UE. Sinal intencional fora do acordo de direitos humanos demonstra que os Estados-Membros vemos olho a olho sobre os artigos básicos de proteção humana.
O Tratado de Maastricht foi ratificado e alterado várias vezes desde a sua adopção em 1992. Dinamarca ratificou o Tratado em 1993, com algumas exceções e França por pouco apoiou a iniciativa.