O que é um plano de contingência de negócios?

Às vezes conhecido como um plano b, um plano de contingência de negócios é um estruturado plano de ação que permite a uma empresa continuar a funcionar, mesmo no caso de algum tipo de situação de emergência. A ideia por trás deste tipo de plano de negócios é permitir que os negócios continuar suas operações essenciais mesmo quando algum imprevisto ameace perturbar essas operações. Na prática, um plano de contingência de negócios é geralmente uma combinação de vários planos sub diferentes que fornecem instruções detalhadas sobre como conduzir a empresa perante vários diferentes situações de emergência.
Um exemplo de um plano de contingência de negócios concentra-se em continuar operações em face de algum tipo de desastre natural, como uma inundação ou um furacão. Aqui, o objetivo é superar as perdas temporárias de potência para instalações de fabricação ou perda de comunicação de voz e dados entre instalações chaves na estrutura da empresa. Isso levou a algumas empresas desenvolvendo o que é conhecido como um processo de recuperação de desastres, efetivamente, estabelecendo backup fontes de energia e comunicação que pode permitir que o negócio para continuar a operar até que sejam restauradas as habituais fontes de poder e comunicação.
Juntamente com o fornecimento de um plano de ação para uso após um desastre natural, o plano de contingência pode centrar-se também sobre como lidar com mudanças repentinas no mercado que afetam negativamente o valor das ações emitidas da companhia, ou a seus investimentos. Nesse cenário, a ideia é utilizar reservas de emergência de fundos para compensar essas perdas temporárias, permitindo que os negócios permanecer atual em suas obrigações de dívida ao decidir o que fazer com os investimentos de falhar. Dependendo a razão por trás da mudança no mercado, isso pode envolver simplesmente montando fora do período de baixo até o mercado se recupera, ou pode exigir uma alienação estruturada de certos títulos que não são antecipados para recuperar em um período razoável de tempo, absorvendo a perda e reinvestindo em títulos que mostram a promessa de mais.
Não é incomum para um plano de contingência do negócio incluir disposições para a terceirização de determinadas funções como parte das provisões de emergência. Por exemplo, um incêndio que inutiliza o escritório principal de uma empresa pode levar a redirecionar os números de telefone principal para o negócio para um serviço de atendimento que telas chamadas recebidas e encaminha as chamadas para funcionários selecionados que estão agora a trabalhar de casa. Muitas empresas consideram seus clientes ao criar um plano de contingência de negócios, uma estratégia que não só permite à empresa manter funcionando internamente, mas também ajuda a minimizar qualquer inconveniente que os clientes podem experimentar em consequência da situação de emergência.