Quais são os diferentes aspectos do comércio internacional?

Comércio internacional é realizado por empresas que são eficientes o suficiente para ser competitivo no mercado internacional. Empresas em diferentes países tendem a especializar-se em diferentes setores; por exemplo, países industrializados podem ter empresas especializadas na fabricação de alta tecnologia ou serviços financeiros, enquanto os países em desenvolvimento podem exportar principalmente produtos agrícolas. Os governos impõem tarifas ou cotas para proteger algumas indústrias domésticas de importações estrangeiras, e estas são uma barreira ao comércio internacional. Organizações e acordos internacionais apontam para o aumento do comércio pela redução de barreiras tarifárias e fornecendo procedimentos de resolução de litígios. Comércio mundial também beneficiou do melhor meio de transporte, containerization e condições harmonizadas para os contratos internacionais.
Comércio internacional tem sido facilitado por acordos internacionais e organizações como a Organização Mundial do comércio (OMC). As negociações têm levado a reduções de tarifas e quotas que tinham sido um freio no comércio internacional. Quando conflitos surgem sobre a imposição de tarifas, há um procedimento para resolução de disputas que inclui a imposição de sanções a países que violaram as regras. Embora os acordos internacionais são muitas vezes difíceis de alcançar, negociações na OMC garantir que as questões do comércio internacional são consideradas completamente. Questões restantes para o comércio mundial a partir de 2011 incluem a redução de subsídios aos agricultores em países industrializados e a consideração da necessidade de proteção para a agricultura e outros sectores mais pobres dos países em desenvolvimento.
A introdução de containerization fêz a logística de transporte internacional de mercadorias muito mais simples. O desenvolvimento de portos marítimos de grande recipiente e portos de navegação interior secos, bem como de encaixe rápido, carregamento e descarregamento têm estimulado o comércio internacional. Navios maiores são guiados ao porto por radar e transportar cargas maiores. As portas têm se expandido em tamanho para acomodar o frete e desenvolveram a infra-estrutura para movê-lo rapidamente.
Termos de contrato internacional tem sido harmonizados pelo trabalho de organizações tais como a câmara de comércio internacional (ICC). Contratos-tipo reduzem a possibilidade de mal-entendido entre compradores e vendedores no que diz respeito a alocação de custos de seguros e frete. O aumento da utilização de meios eletrônicos de pagamento reduziu as preocupações sobre o pagamento, e cartas de crédito foram adaptadas em conformidade para garantir que questões financeiras são acelerados mais rápida e suave possível.
Disputas comerciais internacionais podem ser resolvidas mais facilmente devido à introdução de mecanismos de resolução de litígios através de agências como a Comissão das Nações Unidas na lei de comércio internacional (CNUDCI). Países têm facilitado o comércio internacional para as empresas ao assinar acordos de proteção de investimento bilaterais que fazem certas garantias para os investidores e fornecem para resolução de disputas. Da mesma forma, os acordos de bitributação bilaterais entre países visam eliminar a possibilidade de dupla tributação sobre empresas de comércio internacional e fornecem um mecanismo para resolução de disputas fiscais.