Quais são os fatores que afetam o comportamento do consumidor?

Os fatores que afetam o comportamento do consumidor são a eterna obsessão de todos os profissionais de marketing comerciais. As necessidades, os processos e seleções que o cérebro humano atravessa quando fizer uma compra são frequentemente muito mais complexo do que o comprador possa imaginar. Alguns dos mais importantes fatores que afetam o comportamento do consumidor incluem fatores psicológicos, história pessoal e considerações culturais.
Fatores psicológicos podem ajudar uma pessoa a determinar não só se comprar um produto, mas o que marca a escolher e o que seria um preço justo a pagar. Um dos principais fatores psicológicos que afetam o comportamento do consumidor é necessidade ou motivação. Se uma pessoa está com fome, ele ou ela tem uma alta necessidade psicológica para comprar comida. Da mesma forma, se uma pessoa se muda para um bairro de alta criminalidade e está preocupada com segurança, ele ou ela pode estar muito motivada para comprar fechaduras fortes e alarmes de segurança.
Como crenças pessoais podem afetar a tomada de decisão de um comprador é outra importante consideração psicológica. Geralmente, as pessoas querem comprar produtos que suportam ou reforçam suas próprias crenças e agendas. Por exemplo, uma pessoa que acredita na importância da economia local pode ser mais propensos a comprar produtos que anunciam sua fabricação local ou raízes. Muitas estratégias de marketing giram em torno de compreensão das crenças de certos dados demográficos e alfaiataria anúncios para atender grupos específicos.
Uma loção de mão que diz que é ótima para os trabalhadores da construção e um boliche, oferecendo descontos de terça-feira para os idosos estão se concentrando em fatores de história pessoal que afetam o comportamento do consumidor. O estilo de vida, hábitos e história de um consumidor são todos críticos para como ele ou ela faz decisões de compra. Idade, sexo, ocupação e renda são algumas das categorias que podem influenciar os hábitos de compra. Hobbies e interesses pessoais são igualmente importantes para as decisões dos consumidores, uma vez que uma mulher que gosta de scrapbooking é improvável que atravessam o mesmo anúncios ou produtos como uma adolescente que gosta de moto de corrida.
Fatores culturais que afetam o comportamento do consumidor podem ser extremamente sutil, ou bastante evidente. Alguma pesquisa de mercado mostra que países oferecem distintas personalidades de compras, mesmo se eles são feitos de diversos indivíduos. Subculturas, como um grupo de amigos ou família estendida, podem ter uma influência mais forte, uma vez que os membros podem ser mais propensos a compartilhar interesses ou um fundo semelhante. Classe social, que é ditada pela renda, educação e grupo social, também pode exercer uma poderosa influência sobre o comportamento de compra. O desejo dos indivíduos para encaixar ou ser aceitável para um determinado grupo cultural pode afetar a compra de quase qualquer item de vestuário de marca para produtos orgânicos.