O que é uma carta proposta?

Proposta cartas são cartas profissionais que são enviadas para os clientes potenciais, juntamente com propostas de negócio concluído. Os melhores exemplos de uma carta de proposta são breves, pessoal, mas profissional e ajudam a incentivar um fortalecimento da relação entre o entrevistado e o destinatário. Existem vários elementos básicos que são sempre encontrados neste tipo de carta, assim como alguns erros comuns a evitar.
Um erro que muitos profissionais façam é utilizando a carta de apresentação proposta como uma maneira de resumir o conteúdo da proposta. Desde que muitos modelos de proposta incluem um resumo no final do documento, isso não é necessário. Na verdade, incluindo este tipo de detalhe na carta cria uma situação onde o destinatário deve ler as mesmas informações repetidamente, um fator que poderia ter um impacto negativo sobre o processo de avaliação.
Uma das coisas mais importantes a ter em mente ao elaborar uma carta proposta é para ser breve. Um corpo de três a quatro parágrafos curtos é suficiente. Definir este tipo de limite para se garantirá a que você manter o texto inteiro em uma única página, evitando assim o erro de enviar o que equivale a uma mini proposta juntamente com o documento principal.
A abertura de carta de apresentação da proposta deve ser breve. Use o primeiro parágrafo para agradecer o destinatário, permitindo que você participar do processo de proposta de licitação. Também é conveniente fazer um elogio para a estrutura do pedido de proposta, ou RFP, que lhe foram fornecidos para usar como diretrizes para a proposta e o processo de submissão. Geralmente, isso pode ser feito em três ou quatro frases sem exagerar o agradecimento.
Seu próximo parágrafo pode incluir algo que é pessoal, mas ainda profissional. Se a proposta é apresentada para um cliente existente, mencionando o quanto você já gostava de trabalhar com o cliente no passado é apropriado. Em casos onde a proposta vai para uma empresa que nunca fez negócios antes, concentre sua atenção sobre a relação de trabalho que tem sido estabelecida por meio de conversas telefônicas, e-mails e quaisquer outros contactos que teve com seu ponto de contato principal durante a elaboração da proposta. Isto pode ajudar a manter a carta de ser demasiado seco, evitando ainda o erro de ficar muito pessoal.
Para fechar sua carta proposta, indicar as suas expectativas para o futuro. Isso pode incluir o fato de você olha para a frente para ganhar o negócio e desfrutar de uma longa relação de trabalho com o novo cliente. Este parágrafo deve demonstrar confiança na qualidade dos produtos ou serviços que oferece, mas não lançar qualquer tipo de calúnias sobre seus concorrentes. Manter o foco em quanto você pode fazer o cliente, não como muito melhor, que você é que todo mundo é bom.
Nunca escreva sua carta proposta até a proposta em si é concluída. Isto é porque você pode ter um ou dois últimos minutos de interação com o receptor que irá influenciar o Tom e o conteúdo de sua carta. Em qualquer caso, sempre verifique se que a estrutura da sua carta está em consonância com o que você sabe sobre a cultura corporativa do destinatário e escolhe as palavras nesse sentido. Lembrando que o fator é uma maneira sutil de expressar o seu respeito pelo modo como fazem negócios sem parecer ser paternalista ou excessivamente expressiva com os elogios.